* No primeiro dia do ano 2000 as moedas e notas de euro são introduzidas e a divisa europeia substitui as moedas nacionais dos países que  aderiram.

* No dia 27 de janeiro, num atentado em Jerusalém, morre a primeira mulher-suicida da Intifada. Chamava-se Wafa Idris, era paramédica, tinha 28 anos e era divorciada. O seu atentado mata um idoso e fere 100 pessoas.

* A 17 de março realizam-se eleições legislativas em Portugal. O PSD, liderado por Durão Barroso, vence com 40,21% dos votos e sucede a António Guterres no cargo de primeiro-ministro.

* Em maio, no dia 4, um ano depois da tragédia que vitimou 59 pessoas, é inaugurada a nova ponte Hintze Ribeiro em Entre-os-Rios, em Castelo de Paiva, com a presença do primeiro-ministro, Durão Barroso.

* O antigo metalúrgico Luís Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil a 27 de outubro, na sequência da crise económica de 2002. O candidato do PT vence com mais de 53 milhões de votos.

* A 13 de dezembro o Conselho Europeu de Copenhaga toma a decisão histórica de aceitar a adesão à União Europeia dos 10 dos países candidatos da Europa Central e de Leste (Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia), os quais aderem efetivamente à UE a 1 de Maio de 2004. A adesão da Bulgária e da Roménia fica adiada para 2007.

* No final de junho, no dia 30, morre, em Minas Gerais, aos 92 anos, o médium e um dos maiores divulgadores do espiritualismo no Brasil, Chico Xavier.

* A 30 de agosto é lançado nos cinemas brasileiros o filme Cidade de Deus de Fernando Meirelles. Considerado um dos filmes brasileiros mais importantes de todos os tempos.

* Em abril, Halle Berry torna-se na primeira mulher negra a receber o Óscar para melhor atriz pelo seu papel em Monster's Ball ("Depois do Ódio", em português).

* Em outubro o Prémio Nobel da Paz é atribuído a Jimmy Carter, 39° presidente dos Estados Unidos, pelo seu esforço na promoção da paz nos conflitos internacionais.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.