Os participantes, alunos de escolas do primeiro, segundo e terceiro ciclos, pagam o valor simbólico de um euro, verba que este ano se destina a levar à Estância de Esqui da Serra da Estrela crianças que vivem em instituições sociais.

Para esta edição estão previstos 32 dias de aulas, na pista sintética do Ski Parque, em Sameiro, Manteigas, que começam a 21 de outubro e terminam a 15 de janeiro, data em que se assinala o Dia Mundial da Neve.

Segundo Pedro Farromba, 27 das 32 vagas para este ano estão já preenchidas e até ao momento estão inscritas crianças de 25 escolas localizadas em 12 concelhos, nomeadamente 350 de estabelecimentos de ensino da Covilhã. A maioria das inscrições é de crianças oriundas de concelhos da corda da Serra da Estrela. De cada unidade de ensino podem participar entre 40 a 50 jovens.

O Ski 4 All é apoiado pelo Programa Nacional Desporto para Todos e no ano passado foi distinguido pela Federação Internacional de Esqui (FIS) como o sexto melhor projeto juvenil de promoção de desportos de inverno, entre 112 a concurso.

"É o reconhecimento ao trabalho que temos feito na aproximação do esqui e do snowboard às crianças. É merecido pelo nosso esforço", considera Pedro Farromba.

O presidente da federação informa que este ano é promovida uma competição entre os participantes e os vencedores vão ganhar uma vaga no Brincar na Neve, projeto para crianças que representa "uma abordagem mais séria ao esqui e o snowboard".

Sérgio Figueiredo, selecionador nacional de esqui, destaca a importância de promover o contacto com os desportos de inverno e a oportunidade de referenciar possíveis talentos.

"Eventualmente os professores podem detetar alguma criança com as capacidades mais desenvolvidas e referenciá-la, para que possamos indicar algum clube onde possa treinar", sublinha o técnico nacional.

Em 2014 participaram na iniciativa mil crianças, um número que na segunda edição subiu para 1.200 e este ano para 1.500.

O equipamento é fornecido pela organização e as refeições oferecidas pela Pizza Hut, um dos parceiros.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.