Em Colónia, num duelo entre campeão do mundo e campeão europeu, a França impôs-se a Espanha, por 33-30, para assumir o comando do Grupo I, com cinco pontos, juntamente com a Alemanha, que bateu a Islândia por 24-19.

Com seis golos de Fabregas e outros tantos de Mahe, os franceses mantiveram-se na rota da revalidação do título e deixaram o conjunto espanhol em situação muito delicada, com apenas dois pontos e praticamente sem hipóteses de chegaram às meias-finais.

A Croácia, terceira com quatro pontos, inicia esta fase no domingo, frente ao Brasil, sabendo que uma vitória a coloca na frente da classificação.

No Grupo II, sediado em Herning, na Dinamarca, a seleção local e a Suécia partilham o comando, com seis pontos.

Perante o seu público, os dinamarqueses venceram a Hungria, por 25-22, com sete golos de Mikkel Hansen, e têm o apuramento não mão em caso de triunfo sobre o Egito, que se estreia nesta fase no domingo perante a Noruega, a outra candidata à presença entre os quatro melhores.

A Suécia, até agora 'protegida' pelo calendário, derrotou a Tunísia por 35-23, com sete golso de Ekberg e outros tantos de Andreas Nilsson e 15 defesas de Mikael Appelgren, mas serão os próximos encontros, com Dinamarca e Noruega, a definir a hierarquia final.

Na ronda principal, disputada em dois grupos de seis, participam os três primeiros de cada grupo da primeira fase, que transitam com os resultados registados frente às duas equipas do seu agrupamento também apuradas, não voltando a enfrentá-las.