Na conferência de imprensa de lançamento para a partida deste domingo com o Belenenses, a contar para a 32.ª jornada, o técnico ‘leonino’ esclareceu que os laterais Bruno Gaspar e Jefferson são as únicas ‘baixas’ por lesão e que, em sentido inverso, o ponta de lança holandês já recuperou plenamente da contusão óssea no joelho direito.
“Bas Dost está disponível, mas não para o jogo todo. Temos de aumentar o ritmo dele, mas é bom para nós que ele esteja apto e vai estar com a equipa”, disse, sem deixar de referir que dificilmente vai colocar o holandês em simultâneo no ‘onze’ com o brasileiro Luiz Phellype: “Temos de ir passo a passo com Bas Dost. É claro que podemos jogar com os dois, mas teríamos de mudar muito e não creio que vá acontecer.”
Já sobre o médio Bruno Fernandes, cujos 28 golos apontados em todas as provas esta temporada chamaram a atenção de alguns dos maiores clubes europeus, Marcel Keizer relativizou o impacto das especulações em torno de uma eventual transferência no próximo defeso e assegurou que o internacional português vai continuar comprometido com a equipa.
“Penso que o Bruno Fernandes é um excelente profissional e é claro que vai jogar a 100% pelo Sporting esta época, [essa especulação] não o vai distrair. Já há muita conversa sobre o Bruno há várias semanas e ele manteve o rendimento, está a ser uma grande temporada para ele”, afirmou.
Na expectativa de poder somar o nono triunfo consecutivo no campeonato, o Sporting vai medir forças este domingo com o Belenenses, no Estádio Nacional. Sobre o adversário orientado por Silas, Marcel Keizer elogiou a qualidade dos ‘azuis’, mas reiterou a determinação de alargar a maior série vitoriosa da formação nesta época.
“A motivação é muito clara: queremos vencer o próximo jogo. Temos também a final [da Taça de Portugal] no fim da época e temos de estar frescos, é isso que queremos fazer. O Belenenses está a fazer uma época muito boa e estão a lutar por um lugar nas provas europeias. É uma equipa que tem um excelente jogo em posse de bola, fizeram isso connosco [em Alvalade] e estiveram muito bem”, observou.
Silas promete jogar para ganhar e criar dificuldades ao Sporting
“Espero um jogo similar ao da primeira volta, com ocasiões de parte a parte. Queremos ganhar, apesar de virmos de resultados menos positivos, proporcionar um bom espetáculo e ser competitivos. Vamos seguramente jogar para ganhar e criar muitas dificuldades ao Sporting”, disse Silas na antevisão do jogo da 32.ª jornada do campeonato.
Apesar do foco no ataque, o treinador dos ‘azuis’ admitiu que o Belenenses vai ter também cuidado com o poderio ofensivo dos ‘leões’, sobretudo nos lances de contra-ataque.
“Vamos ter de ter cautelas, sobretudo no contra-ataque, onde o Sporting também é forte. Não podemos perder bolas fáceis, porque é aí que temos claudicado. Temos jogado bem, mas temos de corrigir alguns aspetos”, frisou o técnico, adiantando que até final do campeonato o objetivo é “tentar ganhar os três jogos e não sofrer qualquer golo”.
Esta semana ficou a saber-se que o Belenenses não se inscreveu para as competições europeias, pelo que, mesmo que consiga subir na tabela, não poderá jogar na Liga Europa na próxima época. Silas desvalorizou esse facto e garantiu que não desmotiva os jogadores.
“Jogamos por orgulho próprio, não só por objetivos coletivos. Os jogadores gostam de ganhar, ainda mais a equipas grandes. Este jogo não precisa de muita motivação, e se pudermos ficar em sétimo não vamos querer ficar em oitavo. Vamos desfrutar do jogo e depois logo vamos ver se ganhamos ou perdemos”, rematou.
Do lado do Sporting, Silas admitiu que Bruno Fernandes é o jogador mais perigoso, “o melhor da liga”, mas realçou que não vai ter preocupações especiais com o médio ‘leonino’.
“O Bruno é o melhor jogador da liga e, se ele decidir aparecer, só há uma coisa a fazer, que é rezar”, afirmou Silas, que comparou o médio do Sporting com Messi na capacidade que tem de “sacar um coelho da cartola” a qualquer momento.
Quanto à frente de ataque da equipa de Marcel Keizer, Silas admitiu que preferia que Bas Dost fosse o eleito do treinador holandês, em detrimento de Luiz Phellype, “por permitir jogar com a linha da defesa mais subida, mantendo a equipa longe da área”.
À margem do jogo da liga, Silas deixou “um abraço a Casillas”, que considerou um “ídolo” e a quem desejou “que possa voltar a fazer a sua vida normalmente”, depois do enfarte de miocárdio que o guarda-redes espanhol sofreu na quarta-feira, no treino do FC Porto
Silas deu ainda os parabéns ao futsal do Sporting e à equipa de sub-19 do FC Porto pelos títulos europeus conquistados na última semana.
O jogo entre o Sporting, terceiro classificado, com 70 pontos, e o Belenenses, oitavo, com 40, disputa-se no Estádio Nacional, em Oeiras, a partir das 17:30 de domingo.
Comentários