Porto e Benfica procuram juntar-se a Arsenal, Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid, Bayern de Munique e Borussia Dortmund no rol de equipas já apuradas para os oitavos de final da Liga dos Campeões, edição 2016-2017.

Para tal, no Grupo G, basta à equipa de Nuno Espírito Santo, que soma 7 pontos, vencer hoje (19h45) na Dinamarca o Copenhaga (com menos dois pontos), líder destacado do campeonato dinamarquês.

Já as águias (7 pontos) têm amanhã, 4ª feira, um difícil encontro na Turquia diante o Besiktas, que ocupa o 3º lugar do grupo B, com menos um ponto que a formação treinada por Rui Vitória. Os turcos necessitam de 4 pontos nos dois jogos que faltam para continuarem em prova, sendo que a formação encarnada recebe na última jornada o Nápoles que pode já visitar a Luz apurado, desde que vença esta jornada, em Kiev, o Dínamo local, equipa que recebe na última jornada o Besiktas.

Se o Reino Unido votou a favor do Brexit, o atual campeão inglês Leicester, estreante na Champions, tudo tem feito para se manter na Europa e prossegue invicto com três vitórias e um empate. Treinados por Claudio Ranieri, os “foxes” necessitam apenas de um empate com o lanterna vermelha Bruges para seguir em frente na mais importante competição de clubes a nível mundial.

Em Alvalade, no regresso de Ronaldo, o Real de Madrid (Grupo F), atual Campeão Europeu, necessita de, pelo menos, pontuar para juntar-se aos alemães do Dortmund. Já para os leões, as contas são mais difíceis, e necessitam de vencer os dois encontros que faltam e esperar que os “merengues” não somem mais qualquer ponto.  

Um ponto para Mónaco fechar as contas do apuramento

No Grupo E, ao Mónaco de Leonardo Jardim, melhor ataque dos grandes campeonatos europeus (39 golos em 13 jornadas), basta apenas um ponto para garantir uma vaga na fase seguinte. A formação do Principado (8 pontos) joga em casa esta terça-feira tendo como adversário o atual vice-campeão inglês, o Tottenham de Maurício Pochettino (4 pontos), que tem de obrigatoriamente de ganhar para manter esperanças na competição. O Bayer Leverkusen, que joga em Moscovo com o CSKA, espreita um desaire da equipa londrina (que tem menos dois pontos que os germânicos) para inscrever o nome entre as 16 melhores equipas da prova.

Por último, Sevilha (10 pontos) e Juventus (8 pontos), defrontam-se hoje na capital da Andaluzia, no estádio Sánchez Pizjuán, na luta pela liderança do Grupo H. O Sevilha necessita apenas de um empate nos próximos dois jogos enquanto à equipa de Turim basta que Lyon não vença o Dínamo de Zagreb no penúltimo jogo da fase de grupos.

 

Arsenal e PSG já apurados, Barcelona e Manchester City quase...

Numa competição espalhada por dois dias, no Grupo A, Arsenal e PSG, ambos já apurados, lutam amanhã, 4ª feira, pela liderança, pelo que a história das duas jornadas que faltam resume-se a este pormenor. Os britânicos viajam até Basileia e os parisienses recebem os búlgaros do Ludogorets.

Atlético de Madrid e Bayern de Munique estão igualmente apurados. Em jogo estará, nas próximas duas jornadas, a liderança do Grupo D. Jogam, respetivamente, contra PSV e Rostok, equipas que lutam entre si por um lugar na Liga Europa, sobrando para a última jornada os decisivos embates Bayern-Atlético e PSV-Rostok.

Dois gigantes europeus, Barcelona, primeiro lugar (9 pontos) do Grupo C e Manchester City (7 pontos), podem, nesta 5ª jornada da Liga dos Campeões juntar-se ao rol de equipas que irá disputar a fase do “mata-mata”. Basta que pontuem, fora de portas, frente a Celtic e Borussia Mönchengladbach, respetivamente.

Em suma, seguem-se dois dias de competição ao mais alto nível para fechar as contas do apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Entre incertezas e decisões adiadas para a ronda final, de fora da elite europeia estão, para já, Club Brugge, Dínamo Zagreb, Basileia, FC Rostov, Legia Varsóvia, Ludogorets e PSV Eindhoven. 

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.