Sem equipas portuguesas, nem o crónico candidato a erguer o troféu, o Sevilha, vencedor das três últimas edições, mas que se encontra a disputar a Liga dos Campeões, o sorteio ditou alguns duelos interessantes.

O Shakhtar Donetsk, do treinador português Paulo Fonseca, que tem dominado o campeonato ucraniano, vai defrontar os espanhóis do Celta de Vigo, e a formação italiana da Fiorentina, de Paulo Sousa, os alemães do Borussia Mönchengladbach.

O Olympiakos, da Grécia, orientado pelo português Paulo Bento, terá pela frente o acessível Osmonlisport, da Turquia, e o Besiktas, do internacional português Ricardo Quaresma, os israelitas do Hapoel Beer-Sheva, equipa tida já como revelação da prova.

Os polacos do Legia Varsóvia, que afastaram o Sporting das competições europeias na derradeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, vão discutir a passagem aos oitavos de final da Liga Europa frente ao histórico clube holandês Ajax.

Um duelo com ‘cheiro’ a Liga dos Campeões, dado que opõem duas das equipas que caíram desta prova para a Liga Europa, juntou os búlgaros do Ludogorets e os dinamarqueses do Copenhaga, que disputaram o apuramento com o FC Porto até à derradeira ronda.

O sorteio ditou ainda alguns jogos que se adivinham equilibrados e de incerteza quanto aos vencedores, com destaque para o que opõe os espanhóis do Villarreal aos italianos da Roma.

Os ingleses do Tottenham reúnem algum favoritismo no duelo com os belgas do Gent, tal como os russos do Zenit frente aos também belgas do Anderlecht e os alemães do Schalke 04 no confronto com os gregos do PAOK.

O sorteio ditou ainda os seguintes encontros: Athletic Bilbau (Espanha)-APOEL (Chipre), Astra (Roménia)-Genk (Bélgica), Rostov (Rússia)-Sparta Praga (República Checa), Krasnodar (Rússia)-Fernerbahçe (Turquia) e AZ Alkmaar (Holanda)-Lyon (França).

Os jogos dos 16 avos de final da Liga Europa estão marcados para 16 e 23 de fevereiro de 2017.