As pontuações dos juízes (117-111 e 115-113 por duas vezes) foi favorável a Horn, um professor de educação física, de 29 anos, relativamente desconhecido e que apresenta um palmarés de 16 vitórias e um empate em 17 combates. Para Pacquiao, de 38 anos, esta foi a sétima derrota em 67 combates.

O australiano não se mostrou intimidado pelo historial do adversário nem pelos 50.000 espetadores presentes no Suncorp Stadium, adotando uma postura agressiva desde o início, com um boxe ofensivo que impediu Pacquiao de impor o seu jogo.

O filipino, único pugilista a ter detido títulos mundiais em oito categorias, foi respondendo em contra-ataque e só conseguiu pressionar mais a partir do nono assalto, mas o australiano voltou a dominar os dois últimos 'rounds'.

De regresso os ringues em novembro após uma paragem de sete meses, Pacquiao bateu Jessie Vargas, por decisão unânime dos juízes, para recuperar o título de meios-médios WBO.

A defesa do 'cinto' frente a Horn deveria ser apenas uma etapa antes do reencontro com o norte-americano Floyd Mayweather, que o bateu aos pontos em 2015.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.