“A atleta portuguesa conquistou 15 medalhas em 15 campeonatos da Europa num percurso extraordinário de dedicação e superação”, refere a mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, divulgada no sítio oficial da Presidência da República.

O Presidente da República lembrou ainda que a judoca conseguiu o seu sexto título europeu, depois de vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por ‘ippon’.

O primeiro-ministro também se pronunciou. “É com alegria e orgulho que felicito Telma Monteiro pelo seu sexto ouro nos Campeonatos da Europa de Judo. Uma recordista de medalhas na competição, um grande exemplo de determinação e uma referência para o desporto nacional”, disse António Costa, numa mensagem na rede social Twitter.

No combate diante de Kajzer, 15.ª do mundo e com quem Telma Monteiro tinha perdido em 2020, em Telavive, a judoca do Benfica, 10.ª, conseguiu pontuar para ‘ippon’, terminando de imediato o combate, aos 39 segundos do prolongamento (‘golden score’).

Telma alcançou o seu sexto título europeu e chegou à 15.ª medalha em igual número de presenças em Europeus, tornando-se a primeira judoca a conquistar ‘metais’ em 15 Europeus.

Antes da final, Telma tinha vencido a experiente austríaca Sabrina Filzmoser (waza-ari), duas vezes campeã europeia e 31.ª do mundo, a belga Mina Libeer (ippon), 48.ª, e a kosovar Nora Gjakova, quarta e a grande favorita em Lisboa, como mais bem classificada dos -57 kg na capital portuguesa.

Também hoje, o judoca João Crisóstomo conquistou a sua primeira medalha em grandes competições, ao chegar ao bronze, após vencer na categoria de -66 kg o bielorrusso Dzmitry Minkou, por ‘waza-ari’.

“Felicito também o judoca João Crisóstomo, que conquistou hoje a medalha de bronze, e desejo sucesso a todos os nossos atletas em competição no Campeonato Europeu de Judo, a decorrer em Lisboa”, referiu António Costa.

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou ainda que vai estar presente no sábado nos Europeus de Lisboa, para “acompanhar o bloco de finais”.