A luta pelo título ficou formalmente decidida este fim de semana, mas foi na pole position para a reta final do campeonato que, em certa maneira, se decidiu o campeonato. Foi numa ultrapassagem rápida pela esquerda, com golos de João Félix e Rafa, que o SL Benfica ultrapassou o FC Porto depois de ainda este ano ter chegado a estar a nove pontos dos dragões.

O último jogo entre as duas principais equipas candidatas ao título aconteceu no estádio do Dragão numa altura em que os encarnados ambicionavam confirmar a trajetória ascendente de recuperação de pontos aos pupilos de Sérgio Conceição, embalados pela vitória por 2-4 em Alvalade e o 10-0 ao Nacional da Madeira em pleno estádio da Luz. Já o FC Porto continuava a depender apenas de si para voltar a colocar os encarnados a uma distância de segurança e recuperar a vantagem perdida.

A equipa da casa entrou melhor, com um golo de Ádrian López antes dos 20 minutos. Foi sol de pouca dura, menos de 10 minutos volvidos e começa a tal tentativa de ultrapassagem pela esquerda, consumada por Rafa no início da segunda parte.

Na frente para a corrida do título, quando se ouviu o apito final, o Benfica sabia que já só dependia de si, enquanto o FC Porto, pela primeira vez estava dependente de terceiros. A reta final de 10 jogos os encarnados venceram nove e empatar um. O FC Porto teve exatamente o mesmo registo fazendo com que tudo tenha ficado decidido naquele dia dois de março, na jornada 24, e dando à Liga NOS um final emotivo de que se sentiu falta na época passada.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.