Com a equipa no 18.º e último lugar na tabela, a formação insular despediu Predrag Jokonovic, que não venceu um único jogo (seis empates e cinco derrotas) desde que sucedeu a Manuel Machado, dispensado após a 15.ª ronda.

A formação do Funchal despede o sérvio um dia depois de o Moreirense se ter tornado o segundo clube a dispensar dois técnicos, ao trocar Augusto Inácio, que sucedera a Pepa e conduzira o clube à histórica vitória na Taça da Liga, por Petit.

Duas semanas antes, tinha sido o Estoril-Praia a prescindir do espanhol Pedro Gómez Carmona - que havia substituído Fabiano Soares e orientou os ‘canarinhos’ da 14.ª à 24.ª jornadas – e a eleger Pedro Emanuel.

Manuel Machado é o primeiro treinador 'chicoteado' duas vezes na I Liga 2016/17

Sucessor de Lito Vidigal, que abandonou o clube do distrito de Aveiro após a 21.ª jornada, na sequência de um convite dos israelitas do Maccabi Telavive, o ex-técnico do Nacional somou por desaires os cinco jogos efetuados no campeonato e é a terceira ‘vítima’ da 26.ª ronda da prova.

O agora ex-técnico do Arouca recebeu a equipa no 10.º lugar e deixa-a no 14.º, com os mesmos 27 pontos, ainda mais 10 do que os dois clubes situados abaixo da ‘linha de água’, o Tondela (17.º) e o lanterna-vermelha Nacional.

Manuel Machado torna-se assim  no primeiro treinador a ser ‘chicoteado’ por duas vezes na edição 2016/17 da I Liga portuguesa de futebol, ao sair do Arouca, 11 rondas depois de ter sido dispensado pelo Nacional.

Uma primeira volta com uma dúzia de mudanças

Na primeira volta, foram 12 os clubes que mudaram de treinador, sendo que, além de Lito Vidigal, apenas Jorge Simão deixou um clube sem ser alvo de uma ‘chicotada psicológica’, já que saiu do Desportivo de Chaves por ter sido convidado pelo Sporting de Braga para substituir José Peseiro.

A mudança, à 13.ª ronda, promoveu também a chegada de Ricardo Soares ao comando dos flavienses.

Os primeiros a ‘chicotear’ treinadores foram o Marítimo, que trocou Paulo César Gusmão por Daniel Ramos, após a quinta ronda, e o Belenenses (Júlio Velázques por Quim Machado) e o Boavista (Erwin Sánchez por Miguel Leal), ambos à sétima.

Seguiu-se, à 10.ª jornada, a ‘queda’, no Rio Ave, de Nuno Capucho, que deu a vez a Luís Castro, contratado ao FC Porto B, e a primeira mudança no Moreirense, a troca de Pepa por Inácio, e, à 11.ª, a substituição de Carlos Pinto por Vasco Seabra no Paços de Ferreira.

À 13.ª jornada registou-se o recorde de três mudanças, duas provocadas pela troca de Jorge Simão e outra pela primeira mudança no Estoril-Praia, com Pedro Gómez Carmona a entrar para o lugar de Fabiano Soares.

O clube seguinte a mudar foi o Feirense, que despediu José Mota, após 14 rondas, e apostou em Nuno Manta Santos, primeiro como treinador interino (dois jogos) e depois a título definitivo.

Nas duas jornadas seguintes, mais dois clubes mudaram, com Manuel Machado a deixar o Nacional, que comandava desde 2012, nas ‘mãos’ de Predrag Jokanovic, após a 15.ª, e Petit, o ‘herói’ da manutenção de 2015/16, a ceder o lugar a Pepa no Tondela, depois da 16.ª.

Entre os 18 clubes participantes na edição 2016/17 da I Liga portuguesa de futebol, e após 26 jornadas, apenas Benfica (Rui Vitória), FC Porto (Nuno Espírito Santo), Sporting (Jorge Jesus), Vitória de Guimarães (Pedro Martins) e Vitória de Setúbal (José Couceiro) não mudaram de treinador.

Por seu lado, Estoril-Praia, Moreirense e Nacional já somam duas mudanças, enquanto os restantes 10 clubes trocaram uma vez, num total de 16 (excluindo interinos), quando faltam ainda oito jornadas para o final da competição.

 As trocas de treinadores na I Liga de futebol 2016/17:

5.ª jornada

Marítimo

Sai: Paulo César Gusmão

Entra: Daniel Ramos

7.ª jornada

Belenenses

Sai: Julio Velázquez

Entra: Quim Machado

Boavista

Sai:Erwin Sanchez

Entra: Miguel Leal

10.ª jornada

Rio Ave

Sai: Nuno Capucho

Entra: Luís Castro

Moreirense

Sai: Pepa

Entra: Augusto Inácio

11.ª jornada

Paços de Ferreira

Sai: Carlos Pinto

Entra: Vasco Seabra

13.ª jornada

Estoril-Praia

Sai:Fabiano Soares

Entra:Pedro Gomez Carmona

Sporting de Braga

Sai: José Peseiro

Entra: Jorge Simão

Desportivo de Chaves

Sai: Jorge Simão

Entra: Ricardo Soares

14.ª jornada

Feirense

Sai: José Mota

Entra: Nuno Manta Santos

15.ª jornada

Nacional

Sai: Manuel Machado

Entra: Predrag Jokanovic

16.ª jornada

Tondela

Sai: Petit

Entra: Pepa

21.ª jornada

Arouca

Sai: Lito Vidigal

Entra: Manuel Machado

24.ª jornada

Estoril-Praia

Sai: Pedro Gomez Carmona

Entra: Pedro Emanuel

26.ª jornada

Moreirense

Sai: Augusto Inácio

Entra: Petit

Nacional

Sai: Predrag Jokanovic

Entra:?

Arouca

Sai: Manuel Machado

Entra?

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.