É inegável que Devin Booker, jogador dos Phoenix Suns a cumprir a sua segunda época na NBA, é um dos mais promissores jogadores da liga. LeBron James, uma das maiores estrelas do basquetebol mundial atual, chegou a dizer no verão do ano passado que seria um "futuro all-star". E a verdade é que, apesar da sua equipa não estar a realizar uma temporada brilhante - longe disso, visto já estarem matematicamente fora da luta pelos playoffs, Booker apresentava uma média de 20,9 pontos por jogo, algo bastante aceitável para um jovem que cumpre apenas a sua segunda época na liga.

Contudo, ontem à noite, em Boston, no mítico Boston Garden, que serviu de casa a lendas de basquetebol como Bill Russell ou Larry Bird, Boooker fez isto:

70 pontos. Isso mesmo, aos 20 anos, Devin Booker tornou-se apenas o 6.º jogador da história da NBA a ultrapassar essa fasquia de pontuação num único jogo. Para termos uma ideia, Michael Jordan, considerado por muitos um dos melhores jogadores de sempre (senão o melhor), tem como máximo de carreira 69 pontos. Booker juntou-se assim ao restrito clube onde estão nomes como Elgin Baylor, David Thompson, David Robinson, Kobe Bryant e Wilt Chamberlain, o único jogador a chegar à marca de 100 pontos num único jogo.

Ao intervalo, Booker tinha "apenas" 19 pontos marcados, tendo por isso anotado 51 pontos dos dois períodos da segunda parte no embate contra os Boston Celtics. A estatística final ficou então cifrada em 70 pontos marcados (com 21 lançamentos concretizados em 40 tentados, aos quais se juntam 24 lances livres em 26 tentativas), 8 ressaltos, 6 assistências e 3 roubos de bola, em 45 minutos de jogo.

Fez-se história, portanto. E os jogadores da NBA não demoraram a reagir, a começar pelos próprios colegas de equipa do "miúdo" que tinha acabado de fazer história. Jared Dudley, seu companheiro nos Phoenix Suns, colocou logo uma foto a Twitter a comemorar o feito:

O jovem que segura o papel com o número "70" é Booker, na tentativa de recriar uma icónica fotografia de Wilt Chamberlain depois de marcar 100 pontos. A NBA, de resto, relembrou logo (também no Twitter) essa foto de Chamberlain, bem como todos os jogos em que o ex-jogador dos LA Lakers marcou mais de 70 pontos:

Depois dos companheiros de equipa, outros jogadores da NBA reagiram no Twitter ao feito de Booker, com surpresa e admiração.

Aos 20 anos, Booker bate ainda outra marca relevante: segundo o SB Nation (site desportivo de referência nos EUA), nunca nenhum jogador com menos de 21 anos tinha marcado mais de 56 pontos num jogo. Booker fê-lo. E entrou na história.

[Artigo atualizado às 9h17]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.