Na derradeira jornada da fase de grupos, André Ramos venceu o japonês Yuriko Fujii por 5-1, e garantiu um lugar nos quartos de final, agendados para terça-feira, onde defrontará Mikhail Gutnik, do Comité Paralímpico Russo.

Caso vença, o atleta português disputa, no mesmo dia, o jogo das meias-finais, que lhe garantirá um lugar na luta pelas medalhas.

José Macedo, detentor de seis medalhas paralímpicas, não conseguiu garantir a passagem aos quartos de final do torneio de BC3, prova na qual foi medalha de bronze nos Jogos Londres2012 e Rio2016 e ouro em Sydney2000.

Depois de ter vencido os dois primeiros jogos do grupo B, José Macedo perdeu hoje com Yuen Kei Ho, de Hong Kong, por 3-1 e terminou a ‘poule’ na terceira posição.

Também em BC3, Ana Sofia Costa foi afastada do torneio ao somar a terceira derrota na competição, ao ceder perante o japonês Kazuki Takahashi, por 3-2, tal como Avelino Andrade, que hoje foi derrotado por 4-3, pelo grego Grigorios Polychronidis.

Na classe BC4, Carla Oliveira não conseguiu superar Ximei Lin, da China, perdendo por 6-2 e somando a terceira derrota no torneio, enquanto em BC2 Cristina Gonçalves, que averbou duas vitórias nas primeiras jornadas, foi derrotada por 6-1 pelo japonês Hidetaka Sugimura e falhou a presença nos 'quartos'.

Também em BC2, Abílio Valente foi derrotado por Hiu Lam Yeung, de Hong Kong, por 4-3, e Nelson Fernandes fechou a sua participação em individuais com uma vitória sobre a brasileira Natali Faria por 3-1, insuficiente para passar à fase seguinte do torneio.

Depois de concluídos os torneios individuais de boccia, iniciam-se as competições de equipas BC1/BC2 e pares BC3 e BC4, nas quais Portugal estará representado.

Portugal, que soma 26 medalhas no boccia em Jogos Paralímpicos, está representado na modalidade nos Jogos Tóquio2020 por 10 atletas.

Após o sexto dia de competição, Portugal soma uma medalha de bronze, conseguida por Miguel Monteiro na final do lançamento do peso F40, e seis diplomas.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.