As 11 provas previstas no programa, que incluem uma secção de natação no rio parisiense, devem acontecer na segunda-feira, depois de a chuva ter regressado à capital francesa há dois dias, acrescentou a organização esta madrugada.
A decisão vai afetar Filipe Marques, de 26 anos, o primeiro triatleta português a participar em competições paralímpicas.
No triatlo paralímpico, os atletas cumprem 20 quilómetros de bicicleta, cinco quilómetros de corrida e 750 metros de natação, este último setor nas águas do rio Sena.
As condições do rio foram uma constante dor de cabeça durante os Jogos Olímpicos Paris2024, tendo mesmo obrigado ao cancelamento de treinos das provas de natação do triatlo, ao adiamento por um dia da prova masculina e ao cancelamento de um treino de natação em águas abertas.
Além da qualidade da água, o treinador André Campos disse à agência Lusa, a 25 de agosto, que a forte corrente do rio, visível nas provas olímpicas de triatlo, pode ser um problema acrescido, atendendo ao facto de estarem em competição alguns atletas com limitações nos membros superiores.
O treinador, que assume que a natação “é o melhor segmento do Filipe”, refere que o percurso escolhido para a prova, “no coração de Paris, é muito bonito”, mas alerta para a necessidade “de a saúde dos atletas ter de estar em primeiro lugar.
O Comité Olímpico de Portugal disse que os portugueses Vasco Vilaça e Melanie Santos desenvolveram sintomas de infeção gastrointestinal, depois de terem disputado as provas de triatlo no rio Sena.
Lembrando que os dois últimos campeonatos da Europa foram disputados no modelo duatlo, devido à qualidade da água, e que o evento teste dos Jogos, previsto para Paris, não se realizou, André Campos entende que a organização poderia encurtar a prova de natação, ou fazê-la a favor da corrente.
“É uma estreia, não queremos pôr as expectativas muito elevadas. O Filipe vai como número nove do ranking. Dentro de mais de uma centena de atletas que estão no ranking, estar nos melhores 10 já é uma conquista por si só”, disse Campos.
O técnico admitiu que, depois de conseguir estar entre os melhores, “tudo o que vier é bom”, assumindo um objetivo maior: “Entrar no top 5 seria um excelente resultado”.
Comentários