Dez anos depois o Mundial de 49er regressa a Portugal. Porto e Matosinhos recebem, entre 25 de agosto e 2 de setembro, cerca de 130 embarcações e 350 atletas, oriundos de 60 países.

A organização do Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX, uma das mais importantes classes olímpicas da modalidade, está a cargo do Clube de Vela Atlântico, “envolvendo mais de 500 pessoas” e terá um “impacto de 1 milhão de euros”, lê-se num comunicado divulgado pela organização.

A competição será transmitida para 170 países, através das redes sociais e plataformas oficiais online e prevê-se que, durante toda a prova, sejam visualizados mais de 3 mil horas de conteúdos em todo o mundo.

Funcionando para os velejadores como uma antecâmara da America’s Cup, em Matosinhos e no Porto estarão grandes nomes da vela mundial, com a presença já confirmada de mais de duas dezenas de medalhados olímpicos, campeões mundiais, participantes na America’s Cup e na Volvo Ocean Race.

“Frente Atlântica” unida na promoção da região

Depois de ter acolhido o europeu da classe 49er e 49er FX, em 2015, a região norte eleva a fasquia com a organização de um campeonato do mundo, que, recorde-se, em 2007, passou por Cascais.

Sobre o Mundial, “é mais um exemplo da estratégia conjunta que as autarquias do Porto e de Matosinhos entenderam seguir para a viabilização de eventos desportivos de referência ao longo da sua Frente Atlântica. Foi já assim com o surf, assim será também com a vela”, refere Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto.

“Acolher o Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX é uma das melhores formas de potenciar e dar a conhecer o nosso concelho”, reforça Eduardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Sobre a escolha da Associação Internacional de Vela, Nuno Amado, Co-Chairman da organização da prova congratula-se que “esta será uma oportunidade única para a promoção desta modalidade” que tem ganho muitos aficionados em especial no norte do país que é “cada vez mais um destino de grandes eventos desportivos”, sustenta o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira.

O Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX é organizado pelo Clube de Vela Atlântico e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Matosinhos, da Câmara Municipal do Porto, da Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Federação Portuguesa de Vela.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.