Antes de passarmos aos resultados em questão, apresentemos o responsável: SAM — Sports Analytics Machine — é o denominado super-computador construído por Ian McHale e o seu colega Tarak Kharrat, ambos professores de ‘Analytics’ na Universidade de Salford. Já em Janeiro o SAM tinha previsto, com algum rigor, as posições finais na tabela. Neste momento, tendo em conta os 9 primeiros classificados, apenas teria falhado na posição do United e do Arsenal, ma vez que previu o Arsenal como o quinto classificado na tabela. O que é certo é que com o United a facilitar nos últimos dois encontros da liga, juntando o confronto direto entre ambos este fim de semana e o jogo em atraso dos Gunners, é mesmo provável que SAM esteja correto e que consiga prever com grande rigor TOP9 da liga.
Vejamos então as previsões de SAM para esta jornada.
West Ham 0 Tottenham 1
Já aqui referi que, na tabela de jogos em casa, o Tottenham é líder. Já a tabela de jogos fora de casa é o ponto fraco do conjunto de Pochettino. Ainda assim, a forma dos Spurs é fantástica e com nove vitórias consecutivas, incluindo três fora de casa, terei que concordar com o SAM. O Tottenham vencerá, com maior ou menor dificuldade, um West Ham que, vindo de três empates consecutivos, não terá em teoria argumentos para parar o rival londrino.
Bournemouth 2 Stoke City 0
Jogo de grande importância para ambas as equipas. Três pontos podem mudar muita coisa no meio da tabela e na classificação final de ambas. A recente forma de ambos os conjuntos leva-me a concordar mais uma vez com o computador SAM.
Burnley 1 West Brom 0
Este é o jogo típico em que um algoritmo se ‘joga para fora de pé’. Claramente baseando a sua previsão no facto de o Burnley estar a fazer um estupendo campeonato em casa, com dez vitórias em dezassete jogos realizados, o que o SAM não está a levar em conta (ou estará e esse é o problema) é que o West Brom vem de uma série terrível sem ganhar, tendo perdido os últimos quatro jogos. Assim sendo, e apostando na reacção forte dos Baggies (alcunha do WBA), vou discordar da previsão de SAM e dizer que, no mínimo, o West Brom sai de Turf Moor (estádio do Burnley) com um ponto.
Hull City 2 Sunderland 0
Nada a apontar. O moral está em alta na formação de Marco Silva e lá em casa mandam eles. Com quatro vitórias seguidas em casa o treinador português poderá conseguir dar um passo importantíssimo para a manutenção. Tudo aponta para que o Hull City saia vencedor deste embate.
Leicester City 2 Watford 0
Mais um jogo altamente competitivo a meio da tabela. Tendo o Leicester jogado as ultimas quatro partidas fora de casa, este poderá ser um bom regresso a casa. Com uma diferença de golos em casa bastante positiva, tendo em conta o mau início de campeonato, esse fator poderá ser suficiente para o campeão em título levar de vencida a equipa de Walter Mazzarri.
Manchester City 2 Crystal Palace 0
O que nos dizem as estatísticas é que a equipa de Guardiola se deixa surpreender por diversas vezes, principalmente em casa. Com Christian Benteke a somar 14 golos no campeonato, esta poderá bem ser mais uma surpresa no Etihad. O Crystal Palace, apesar da situação mais ou menos confortável (tem grandes probabilidades de escapar à despromoção), irá defrontar o City, Hull e United nas últimas três jornadas do campeonato. Isto mostra que a intensidade da equipa de Big Sam será tremenda até a manutenção estar garantida. Depois de bater o Liverpool, também fora de casa, chega a vez de tentar surpreender o Manchester City. Assim sendo, vou confiar no Big Sam e não no SAM, apostando na surpresa do Palace em Manchester.
Swansea 1 Everton 1
Por muito que a forma do Everton fora de casa não seja das melhores, a pressão sobre o Swansea é imensa e, desta feita, a equipa galesa poderá sucumbir perante a pressão exercida por parte dos comandados de Koeman. E se assim for, as chances de permanecerem ficam reduzidas a quase nada. Diria que o Everton leva de vencida o Swansea.
Arsenal 1 Manchester United 0
Calhando este clássico inglês entre dois importantíssimos encontros do United para a Liga Europa, será com naturalidade que José Mourinho poupará alguns dos seus jogadores mais importantes. Em relação ao Arsenal, depois de mais um desaire, desta feita contra o arqui-rival Tottenham, conseguirá dar a volta a uns Red Devils a ‘meio gás’? Sendo este um jogo imprevisível, vejo-me forçado a concordar com o computador SAM.
Liverpool 2 Southampton 0
Com o City por perto, o Liverpool tudo fará para se aguentar no terceiro lugar até ao final do campeonato. Depois de um desaire frente ao Crystal Palace no último jogo em casa, a equipa orientada por Jurgen Klopp entrará disposta a não conceder ao Southampton a mínima hipótese de surpreender. Sendo esta uma deslocação difícil para a equipa de Cédric Soares, penso que uma vitória do Liverpool será a previsão mais indicada.
Chelsea 2 Middlesbrough 0
Não desistindo, o Tottenham dá cada vez mais crédito a este Chelsea, e não será nesta fase que a equipa de Conte começará a facilitar. Caso ambos, Chelsea e Tottenham, ganhem, os azuis ficam a apenas uma vitória do tão desejado título. Ainda assim, caso o Tottenham seja surpreendido e perca já hoje, sexta-feira, o campeonato poderá ficar decidido neste encontro frente ao Middlesbrough.
A duas jornadas do fim e com o primeiro lugar, as posições de acesso à Liga dos Campeões e os lugares de sobrevivência no fundo da tabela em disputa, lembre-se o leitor que em menos de um mês não teremos Premier League. Assim sendo, aproveite a antepenúltima jornada da liga inglesa e dê também o seu palpite quanto aos resultados dos jogos a disputar.
Pedro Carreira é um jovem treinador de futebol que escolheu a terra de sua majestade, Sir. Bobby Robson, para desenvolver as suas qualidades como treinador. Tendo feito toda a sua formação em Inglaterra e tendo passado por clubes como o MK Dons e o Luton Town, o seu sonho é um dia poder vir a treinar na melhor liga do mundo, a Premier League. Até lá, pode sempre acompanhar as suas crónicas, todas as sextas, aqui, no SAPO 24.
Comentários