Roger Schmidt, treinador

Roger Schmidt, treinador alemão que conduziu o Benfica ao 38.ª título de campeão português de futebol, agradeceu aos adeptos o apoio ao longo de toda a temporada, assim como o empenho dos jogadores.

Na conferência de imprensa posterior à vitória por 3-0 frente ao Santa Clara, para a 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa, o técnico destacou o mérito da conquista das ‘águias’ e a dedicação de todos que com ele trabalharam.

“É um misto de muita felicidade e muito orgulho. Foi uma longa jornada e precisámos de muita entrega para atingir o nosso objetivo, que era ser campeão novamente. Sabíamos o quanto os benfiquistas queriam uma temporada de sucesso. Foi uma grande motivação para nós e foi uma luta dura. Precisámos de 87 pontos e de ir à última jornada para podermos ser campeões. Estou muito feliz pelos meus jogadores e ‘staff’, pelo quanto trabalharam para isto e porque tentaram tudo para ser a melhor equipa de Portugal”, disse Schmidt.

Depois de se ter tornado no primeiro treinador alemão a vencer um título de campeão em Portugal, admitiu que havia “muita pressão” para vencer o jogo frente ao Santa Clara e elogiou a “atitude para vencer” dos jogadores.

“Jogámos sempre bom futebol, um futebol atacante. Os jogadores tentaram sempre entreter os espetadores, mas com o objetivo de conquistar troféus. No final, tivemos a recompensa”, disse Schmidt, antes de ser interrompido pelos jogadores, que ‘invadiram’ a sala de imprensa do Estádio da Luz para o habitual banho de espumante.

Rui Costa, presidente do SLB

O presidente do Benfica, o ex-futebolista Rui Costa, agradeceu hoje aos futebolistas do plantel ‘encarnado’ pela conquista do 38.º título de campeão nacional, após a vitória ante o Santa Clara (3-0) na 34.ª e última jornada da I Liga.

“[Quero] Agradecer a todos por este ano, um ano muito difícil para todos e para o clube. A responsabilidade enorme de não ganharmos o troféu há muitos anos. [Por] Conseguirmos dar à nossa massa associativa a maior alegria, o que mais desejam de nós”, declarou o dirigente ‘encarnado’, no balneário do Estádio da Luz.

Para Costa, é de agradecer a “enorme alegria que deram a todos os benfiquistas”, mas sobretudo “pelo vosso trabalho e sacrifício, e de todo o ‘staff’”.

“Obrigado por acreditarem desde a primeira jornada, e obrigado em nome de todo o povo benfiquista. Somos campeões nacionais”, declarou.

É o primeiro título do antigo médio ofensivo internacional português como presidente das ‘águias’, depois de já o ter sido enquanto futebolista, também ao serviço do Benfica, em 1993/94.

Pedro Proença, presidente da Liga de clubes 

O presidente da Liga de clubes, Pedro Proença, enviou hoje os parabéns ao Benfica e ao presidente do clube, Rui Costa, pela conquista do 38.º título de campeão português de futebol do seu historial.

“Na conquista deste 38.° campeonato, endereço sentidos parabéns a toda a equipa, treinadores e dirigentes pelo excelente campeonato, competitividade e garra que demonstraram jornada a jornada, bem como ao presidente Rui Costa. Parabéns ao SL Benfica por mais um título a juntar ao já vasto palmarés”, escreveu Pedro Proença, numa mensagem publicada nas redes sociais.

A própria Liga Portuguesa de Futebol Profissional também felicitou “o SL Benfica, os seus jogadores, equipa técnica, staff e dirigentes, pela conquista do 38.º troféu nesta prova”.

Fernando Gomes, presidente da FPF

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, felicitou hoje o Benfica pela conquista do 38.º título de campeão português de futebol e salientou a “enorme consistência” dos ‘encarnados’ ao longo da prova.

“Felicito o Benfica pela conquista do 38.º titulo de campeão nacional, após uma prova muito disputada onde apenas na última jornada se encontrou o vencedor. Dando provas de enorme consistência ao longo de uma época diferente por via da sua calendarização, o Benfica soube dar provas de inequívoco talento, qualidade e consistência”, escreveu o dirigente numa nota publicada no site da FPF.

Frenado Gomes estendeu ainda as felicitações a “todos os jogadores, equipa técnica, liderada por Roger Schmidt, staff, estrutura e direção do Benfica”, além do presidente do clube, Rui Costa, a quem endereçou “parabéns por este feito que ficará para sempre na história do clube, do futebol e desporto nacionais”.

António Costa, primeiro-ministro 

O primeiro-ministro felicitou hoje o Benfica pela conquista do campeonato nacional de futebol, naquele que foi o 38.º título do clube na competição, através de uma mensagem publicada na rede social Twitter.

“Felicito o Benfica pela conquista do campeonato nacional de futebol. Jogadores, equipa técnica, dirigentes e adeptos, estão todos de parabéns pelo 38.º título nacional”, escreveu António Costa, que também é assumido adepto do clube lisboeta.