Ao ganhar aos búlgaros no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, o Sporting fecha o Grupo A na segunda posição e assegura ser um dos seis melhores segundos classificados desta fase, que seguem em frente juntamente com os 10 vencedores de grupos.
Os resultados dos jogos da noite determinaram também que o FC Porto, segundo do Grupo E, que desde hoje à tarde esperava pelos resultados da noite para saber ‘a sua sorte’.
A equipa búlgara jogou sem pressão, já que era virtual primeira do grupo, e acabou por não fazer grande questão em ganhar o jogo, permitindo ao Sporting consolidar desde cedo uma vitória confortável e sem discussão.
O Sporting precisou de mostrar a melhor face da época para levar a melhor sobre os búlgaros do Balkan Botevgrad (90-72) para se apurar para a fase seguinte da segunda ronda da Taça Europa de basquetebol, juntando-se ao FC Porto, que também assegurou o apuramento nesta quarta-feira.
O Balkan chegou ao jogo de Lisboa só com vitórias e em evidente ‘descontração’, a ponto de sofrer logo um parcial de 12-0. Em contrapartida, os ‘leões’ estavam interessados em conseguir vencer por muitos, porque não sabia por quantos pontos precisavam de vencer para garantir que seriam um dos seis melhores segundos classificados.
A entrada de rompante do Sporting atenuou-se um pouco e o primeiro parcial fechou com 23-16, com a diferença a crescer depois até aos 47-26 no intervalo.
A equipa búlgara reagiu no terceiro período, o único que venceu no jogo em Lisboa (21-29), mas no último quarto a equipa anfitriã voltou a ‘mandar na partida’, para vencer por 22-17.
O jogo do pavilhão João Rocha foi o último a acabar no programa de hoje e nesse momento já se sabia que o ‘leão’ precisava de uma vantagem de nove pontos para se apurar, claramente superada com os 18 pontos conseguidos.
O Sporting é o quinto melhor segundo classificado e o FC Porto o sexto dos apurados por esta via para a segunda fase.
Marcus LoVett foi o melhor marcador do Sporting na partida, com 26 pontos e 10 assistências, com Edward Ekiyor a atingir 18 pontos e 13 ressaltos.
Comentários