Conduzir o Citroen SM, de 1972, carro que pertenceu durante a década de 70 do século passado a Johan Cruyff, estrela holandesa do Ajax e Barcelona, está agora ao alcance de qualquer um, bastando um simples “remate” certeiro online.

A Catawiki, plataforma de leilões na Internet, recorda a trajetória futebolística de Johan Cruyff, um dos jogadores e treinadores que marcaram a história do futebol mundial, leiloando 100 edições limitadas, de luxo, da autobiografia – “Johan Cruyff – My Turn”, versão inglesa do original “Miijn Verhaal”, ambas incluídas nas caixas a leilão.

São mais de 300 páginas escritas na primeira pessoa, em colaboração com o jornalista Jaap de Groot, retratando a vida e o trajeto profissional de Cruyft, primeiro como jogador de eleição integrado no futebol total da Laranja Mecânica e do Ajax, e posteriormente, jogador e treinador que inventou o tiki-taka do Barcelona.

Esta edição especial do livro encadernado em pele, acompanhado por uma caixa feita à mão e desenhada pelo artista Marco van Trigt, tem como “prémio” final o sorteio do carro conduzido pelo mesmíssimo Cruyff. Trata-se de um Citroen SM fabricado em 1972 e que acompanhava o astro da bola onde quer que este fosse. Em especial, não havia entrevista concedida pelo mítico futebolista que este não surgisse como fazendo parte da fotografia.

Todos os exemplares estão numerados, sendo que os livros com os números 1, 9, 14, 47 e 68 participarão do sorteio final do Citroen SM. Os números das caixas para o sorteio não foram escolhidos sem critério. Encerram em si mesmo um significado na vida da estrela do Ajax e do Barcelona. O 9 e o 14 representam os números que apresentou enquanto jogador, 1947 é o seu ano de nascimento e 68 é a idade com que faleceu, no passado dia 24 de março.

O leilão divide-se em dois momentos. Numa primeira fase, até 22 de novembro, serão leiloadas 50 caixas da autobiografia e num momento posterior, a partir de 2 dezembro, as restantes 50 caixas. O sorteio do icónico carro será feito quando terminar esse leilão.

Segundo Alejandro Sánchez, Diretor-geral da Catawiki para Portugal e Espanha, este é um leilão com um valor simbólico muito elevado: “Johan Cruyff é considerado um dos maiores futebolistas do seu tempo, com uma carreira brilhante que não fica indiferente a nenhum seguidor deste desporto. Acreditamos que será um leilão com uma forte adesão, também pela componente solidária do mesmo, que em norma suscita um maior interesse e participação”.  Uma parte das receitas deste leilão será doada à Fundação Johan Cruyff.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.