Há mais 32 multimilionários em Pequim, em relação ao ano passado, um número muito superior às quatro fortunas que se juntaram ao seleto clube dos mais ricos em Nova Iorque. A terceira posição é ocupada por Moscovo, com 66 multimilionários. Estas são as conclusões do estudo do Hurun Report, uma publicação considerada a Forbes chinesa que divulga anualmente um censo das grandes fortunas na China.

"Apesar da desaceleração económica e da queda das bolsas, a China registou um maior do número de multimilionários novos do que todos os outros países do mundo, em 2015", afirma a publicação.

A lista de multimilionários varia segundo os parâmetros e os métodos de classificação utilizados pelas publicações especializadas, particularmente entre os da Forbes, Bloomberg e Hurun.

No ano passado, a China, que inclui também Taiwan, Hong Kong e Macau, superou os Estados Unidos na quantidade de multimilionários, segundo o Hurun.

Atualmente existem na China 568 multimilionários, mais 90 do que no ano anterior, que acumulam uma riqueza de 1,4 biliões de dólares (mais de 1,2 biliões de euros), valor comparável ao PIB da Austrália. Por sua vez, os multimilionários residentes nos Estados Unidos são 535, menos dois que no ano anterior.

Perto de 40% dos multimilionários do mundo com menos de 40 anos vive na China, afirma o relatório do Hurun. O homem mais rico do país, o magnata do setor imobiliário e de entretenimento Wang Jianlin, figura na 21ª posição da lista de grandes fortunas mundiais do Hurun, liderada pelos americanos Bill Gates, Mark Zuckerberg e Warren Buffett (investidor).

Entre os multimilionários chineses figuram Jack Ma, fundador do Alibaba, gigante do comércio online, e os dirigentes das empresas de tecnologia Tencent e Baidu. A lista também inclui o chefe da Wahaha, produtor de bebidas, e Xiaomi, do setor eletrónico.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.