“Amanhã [hoje] sai o primeiro comboio de Mérida para Portugal, neste caso para a Bobadela, em Lisboa. Até ao final do ano esperamos conseguir movimentar à volta de 20.000 toneladas de mercadorias”, disse à Lusa esta quarta-feira, o presidente do Conselho de Administração da Medway, Carlos Vasconcelos.

A locomotiva, composta por 22 vagões e com um comprimento de 460 metros, viajou de Portugal para Mérida, onde foi carregada com 1.190 toneladas de produtos, como concentrado de tomate em vidro, que virão para Lisboa.

Para o transporte, a Renfe vai utilizar uma máquina a vapor da série 333 que, após atravessar a fronteira, será assegurado pela locomotiva EURO4000, da Medway, que levará a carga até à Bobadela.

“Este serviço vai decorrer, numa primeira fase, semanalmente, todas as terças e quintas-feiras. Depois, temos o objetivo de chegar às seis ligações semanais”, indicou Carlos Vasconcelos.

O administrador adianta ainda que, durante a próxima semana, a Medway vai receber o certificado de operador ferroviário em Espanha, o que lhe permite passar a fazer uma ligação direta entre os portos de Sines, Lisboa e Setúbal e o porto seco de Mérida, ou seja, sem recurso ao transporte da Renfe.

“Esperamos ter o certificado no princípio da semana que vem. É um processo muito moroso que começámos há quase um ano e que implica reunir requisitos ligados à segurança, procedimentos de qualidade, mecanismos de comunicação, garantias e seguros”, disse Carlos Vasconcelos.

O presidente do Conselho de Administração da Medway garante que, numa fase posterior à obtenção do certificado, a empresa tem o objetivo de iniciar novos percursos transfronteiriços entre Portugal e Espanha, de modo a vir “a atingir o grande objetivo” de se tornar “o maior operador ferroviário de mercadorias da Península Ibérica”.

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