“Ser um dos principais pontos turísticos da cidade do Porto” é uma das ambições dos donos da cave Porto Cálem que fez recentemente obras de requalificação, duplicando o espaço visitável para mais de três mil metros quadrados e criando um novo e tecnológico museu interativo multissensorial, uma loja e várias salas para provas e experiências para harmonizações.

O investimento global ronda os "três milhões de euros" e o objetivo é, em 2017, aumentar em 30% o número de visitantes em relação a 2016, ano que recebeu 235 mil visitantes, conta Daniel Nomdedeu, diretor executivo do grupo Sogevinus Fine Wines, empresa que detém a Porto Cálem.

“A cave do Porto Cálem foi a que mais visitas recebeu no ano passado em relação ao total das 14 caves certificadas”, referiu Daniel Nomdedeu.

A requalificação da cave Porto Cálem tem também a ambição de transformar os visitantes numa espécie de “embaixadores da marca do vinho do Porto no mundo”, algo que agrada aos turistas que participaram nas experiências multissensoriais do novo museu, como conta o parisiense David Ricard, 50 anos.

Na visita que realizou à renovada cave Porto Cálem, este turista em visita à cidade, contou que aprendeu sobre a história do envelhecimento do vinho do Porto e sobre a melhor forma de o degustar, reconhecendo que o novo museu é “muito simpático”, “muito instrutivo e interessante”.

Fábio Silva, 34 anos, advogado no Brasil e a celebrar o aniversário de casamento em Portugal, relatou que a visita à nova cave Cálem, que culminou com uma degustação, foi a sua primeira experiência sobre vinho do Porto, apesar de ter visitado outras vinícolas no Brasil e noutros países.

A visita ao Museu Cálem, junto ao rio Douro, é “uma ideia simpática”, definiu a francesa Christine Marc, 49 anos, que com um grupo de oito amigos, decidiu aprender sobre o vinho do Porto e fazer uma visita guiada. “A expectativa ao visitar o museu é de descoberta sobre a fabricação do vinho do Porto e depois, talvez, os diferentes vinhos do Porto que podem existir”, explicou.

Objetivo de ser “um dos principais pontos turísticos da cidade do Porto”

Ter “experiências únicas” que juntem a tradição e a modernidade, designadamente através do museu que mostra o processo desde a vinha à garrafa, ou as experiências com fado e harmonizações ou projeções digitais em balseiros, vão ser os ingredientes eficazes para a Cálem conseguir a atingir o objetivo de ser “um dos principais pontos turísticos da cidade do Porto”, disse Daniel Nomdedeu.

Daniel Nomdedeu refere que querem oferecer ao turista um ‘upgrade’ de todas as experiências vínicas que se estavam a fazer no passado, mas de forma integrada, dotando-as de uma “experiência sensorial”. Segundo Daniel Nomdedeu, há a expectativa de um crescimento “significativo” e “sustentável”.

“Para este ano temos umas taxas de crescimento muito ambiciosas, superior a 15% e sempre a dois dígitos. Em 2016, o volume de negócios foi na ordem dos três milhões de euros”, acrescentou. “É significativo o crescimento que se tem registado no turismo do Porto. As taxas de crescimento do Porto são extraordinárias, com um ótima gestão que se está a fazer entre as entidades, desde logo o aeroporto, câmaras, associações empresariais, considerou.

Para o futuro querem continuar a desenvolver o turismo, porque é uma das “áreas mais importantes para complementar o negócio do vinho do Porto”, acrescentou aquele responsável.

No novo museu interativo pode encontrar-se um mapa assente em cortiça que revela, através de tecnologias de última geração, o clima, a precipitação e exposição solar daquela região vinícola, assim como se pode conhecer o ‘terroir’ (solo) de argila e xisto que dá o sabor especial à uva para produzir o vinho do Porto ou todo o processo de vinificação até ao engarrafamento.

O perfil do turista que visita as caves é principalmente internacional, com uma forte presença francesa, espanhola, inglesa e também com um “importante o mercado asiático”.

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