Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 01 ago 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

JMJ a festa de todos, mesmo dos que não vão participar

 
 

Edição por Ana Maria Pimentel

Começa hoje o grande evento que Marcelo Rebelo de Sousa anunciou numa frase que lhe ficará para sempre associada: "Portugal, Lisboa: esperávamos, desejámos, conseguimos. Vitória".

A tal "vitória" de que o Presidente da República falava traz a partir de hoje, a Lisboa, mais de um milhão de pessoas, naquele que é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa Francisco e que decorrerá até domingo. Já o Papa, sabe-se, chegará a Lisboa às 10h00 de quarta-feira e regressará a Roma às 18h15 de domingo. Durante a semana terá uma intensa agenda.

António Costa também deixou claro que “é uma honra” acolher a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e receber o Papa Francisco, salientou ainda que este “é o momento dos jovens olharem para o mundo”.

Um evento que é dos católicos, mas que Alexandra Antunes conta que é para todos e mostra como a Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL) se associa à JMJ porque Deus é Deus e o Papa Francisco é "muito amigo de todos, também dos muçulmanos".

Até ao fim da semana, haverá muita gente a circular entre os palcos da cidade, mas também outros a querer evitá-los. Dos transportes ao estacionamento, deixamos um guia para circular em Lisboa durante a JMJ. E como a vida de quem está sempre na cidade continua - embora muitos tenham escolhido sair - e é preciso abastecer estabelecimentos comerciais, ir às compras ou encomendar comida para casa. Veja aqui algumas soluções para os próximos dias.

Por fim, termino com duas dicas. Uma para os peregrinos e voluntários da JMJ que não devem fotografar a credencial devido ao risco de perder acesso a refeições, e outra para todos os que estiverem por Lisboa nos próximos dias. Se houver uma emergência sabem para onde ligar? Quando se deve marcar 112? Ficam os contactos de emergência durante o evento.

 
 
 
 

 
 

Para cristãos e muçulmanos, há um só Deus. Veem-no de maneira semelhante, divergem noutros aspetos da fé. Mas a base é a mesma e, também devido à postura do Papa Francisco, a Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL) associa-se à JMJ 2023. E se poderia parecer ser estranho outras religiões juntarem-se ao encontro, aqui está a prova em contrário. Continuar a ler

 
 
 
 
 
 

 
 

O "Bola ao Ar" não entrou propriamente de férias, mas em modo verão. E como entrou em modo verão vai receber convidados especiais nos próximos episódios que vão recomendar e versar sobre séries, filmes e documentários ligados aos basquetebol.