A Direção dos Serviços do Ensino Superior (DSES), que vai substituir o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES), deve garantir a "qualidade dos cursos, a cooperação com o exterior e o apoio às instituições", apontou o atual coordenador do GAES, Sou Chio Fai.

Sou Chio Fai falava na conferência de imprensa do Conselho Executivo, que concluiu a discussão do projeto de regulamento administrativo.

Este novo serviço público, com autonomia administrativa, surge no âmbito da "entrada em vigor da nova lei", frisou Sou Chio Fai, quase seis meses depois de ter entrado em vigor o Regime do Ensino Superior.

No campo da cooperação com o exterior, a DSES será responsável por "promover a mobilidade dos estudantes" e pelo "apoio ao intercâmbio cultural, científico e tecnológico".

Deverá, ainda, promover a celebração de acordos e protocolos entre a região administrativa especial chinesa de Macau e outras instituições ou entidades públicas e privadas.

Entre outras atribuições e competências, a DSES, cujo regulamento administrativo deverá entrar em vigor daqui a um mês, terá de propor "formas específicas de apoio a instituições de ensino superior privadas e acompanhar o seu funcionamento".

FST // VM

Lusa/Fim