José Fonte participou em 33 partidas na última temporada, ao serviço dos bracarenses, depois de longos anos no estrangeiro, onde jogou nos franceses do Lille, nos chineses do Dalian Pro e também nos ingleses do West Ham, do Southampton e do Crystal Palace.

Ainda em Portugal, José Fonte jogou por clubes como Estrela da Amadora, Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal, Felgueiras, Sporting -- apenas até à equipa B -, Sacavenense e Penafiel.

O experiente defesa central totaliza 50 internacionalizações pela equipa das 'quinas', pela qual arrebatou o Campeonato da Europa, em 2016, e a Liga das Nações, em 2019.

José Fonte é o sétimo reforço dos 'gansos', após os defesas João Goulart (ex-Mafra) e Ruben Kluivert (ex-Dordrecht, dos Países Baixos), dos médios Miguel Sousa (ex-Mafra) e Raúl Blanco (ex-Celta de Vigo, de Espanha) e ainda dos avançados Henrique Pereira (emprestado pelo Benfica) e Clau Mendes (ex-Cornellá, de Espanha), nesta pré-época.

Por outro lado, os 'gansos' viram sair o guarda-redes Lucas Paes, os defesas Fernando Varela (Alverca) e João Nunes, os médios Kevin Krygard (Lillestrom, Nor), Ângelo Neto (Farense) e Samuel Justo (Sporting), e os avançados Yuki Soma (Nagoya Grampus, Jap) e André Lacximicant (Sporting de Braga), em relação ao plantel da última temporada.

O Casa Pia concluiu a derradeira temporada na nona posição da I Liga, com 38 pontos, e prepara-se para disputar o principal escalão do futebol português pelo terceiro ano seguido, agora com o treinador João Pereira, depois de fazer subir o Alverca à II Liga.

 

DYRP // JP

Lusa/Fim