1782 -- Estreia da ópera de WA Mozart "O Rapto do Serralho", em Viena.

1918 -- Execução do Czar da Rússia Nicolau II e família, pelas autoridades bolcheviques, em Ekaterinburgo.1925 - Abre, em Bagdad, o primeiro Parlamento iraquiano eleito.1934 -- Nasce o compositor britânico Harrison Birtwistle, autor de "Gawain" e "Earth Dances".1941 -- II Guerra Mundial. Forças alemãs rompem a chamada Linha Estaline, na URSS, e tomam a cidade de Smolensk.

1942 - As forças nazis, com o apoio da polícia francesa, prendem 13 mil judeus, dos quais 4 mil crianças, que enviam para os campos de extermínio.

1945 -- II Guerra Mundial. Explode a primeira bomba atómica no deserto do Novo México, EUA.

1947 -- O Parlamento britânico aprova a independência da Índia, que será proclamada a 15 de Agosto.

1965 -- Inauguração do túnel do Monte Branco, que liga a França e a Itália, sob os Alpes.1969 -- Lançamento da nave espacial norte-americana Apolo XI, de Cabo Canaveral, na Florida. Tem como missão levar o homem à lua.

1974 -- A Guiné-Bissau faz o pedido formal de adesão às Nações Unidas. A independência do país fora reconhecida em 1973 no âmbito da Organização.

1985 -- Morre, aos 67 anos, o romancista alemão Heinrich Böll, Nobel da Literatura em 1972, autor de "A Honra Perdida de Katharina Blum".

1990 -- Malta pede a adesão à União Europeia.1991 - Cuba liberta o mais antigo preso político, Mário Chanes de Armas, depois de 30 anos de prisão.- Na declaração política adotada na Cimeira de Londres, os sete países mais ricos (G7) confirmam o apoio à Perestroika de Gorbatchov.1992 -- A Assembleia da República aprova a revisão da Lei da Greve.2002 -- As autoridades nova-iorquinas apresentam seis propostas para a reconstrução do World Trade Center.2003 -- Golpe de Estado em São Tomé e Príncipe. São detidos os deputados, a primeira-ministra e os membros do Governo.

- Morre Célia Cruz, a cantora cubana, "rainha da salsa". Tinha 77 anos.

2005 -- Tentativa de levantamento militar na Guiné-Bissau.

- Lançamento mundial da sexta aventura de Harry Potter, "Harry Potter and the Half-blood Prince", de J.K.Rowlling.

2006 - Israel bombardeia o aeroporto de Beirute e destrói as instalações da televisão do Hezbollah na capital libanesa.

- "Rapace", de João Nicolau, vence o festival de curtas-metragens de Vila do Conde.

- Morre, com 66 anos, Cipriano Martins, advogado, antigo deputado do PSD e ex-governador civil de Coimbra.

2007 - Começam a funcionar em Lisboa 21 radares de controlo da velocidade.

- Abre, em Lisboa, uma unidade da Clínica dos Arcos, especializada em interrupções voluntárias da gravidez.

- Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter causa 10 mortos e mais de 1.000 feridos na região de Niigata, norte do Japão, e um incêndio com fuga radioativa na central nuclear de Kashiwazaki-Kariwa.

2008 - A Câmara de Lisboa aprova em reunião do executivo municipal a cedência da Casa dos Bicos para a instalação da Fundação José Saramago, que acolherá a biblioteca do autor prémio Nobel da Literatura.

2010 - O presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares, é eleito responsável máximo do Comité de Reguladores Europeus.

- Pelo menos 43 pessoas, incluindo quatro norte-americanos e vários estrangeiros de países asiáticos, morrem no incêndio num hotel de Suleimaniyeh, no norte do Iraque.

2012 - O Fundo Monetário Internacional avalia positivamente o cumprimento das metas traçadas e disponibiliza de imediato mais 1,48 mil milhões de euros ao abrigo do programa de ajuda externa a Portugal.

- Morre Jon Lord, músico de rock britânico, antigo teclista da banda Deep Purple, aos 71 anos.

2013 - O português Rui Costa (Movistar) vence a 16.ª etapa da Volta a França em bicicleta, que ligou Vaison-la-Romaine a Gap, conquistando a sua segunda vitória na prova francesa.

2015 - A Procuradoria da República em Brasília abre um inquérito para investigar o ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva por suposto tráfico de influências a favor da construtora Odebrecht.

 

- Os ministros das Finanças da zona euro dão um acordo de princípio a um empréstimo intercalar de sete mil milhões de euros à Grécia.

 

- O parlamento grego aprova o acordo, alcançado a 13 de julho, com os líderes da zona euro para permitir o terceiro resgate financeiro do país, que pode chegar aos 86 mil milhões de euros.

2017 -- Morre, aos 77 anos, George Romero, realizador norte-americano e pioneiro do cinema de terror do género "zombie".

============Este é o centésimo nonagésimo sétimo dia do ano. Faltam 168 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "Sobre todos aqueles que o poder da vida preenche, o destino desce por vezes, numa súbita iluminação, que será a sua graça e o seu lamento". Heinrich Böll (1917-85), escritor alemão, Nobel da Literatura.

Lusa/Fim.