1807 - Tropas francesas comandadas pelo general Junot entram em Portugal, pela fronteira de Segura. Começam as invasões francesas.

1828 -- Morre, com 32 anos, o compositor Franz Schubert, autor de "A Bela Moleira", "Viagem de Inverno", "A Morte e a Donzela".

1846 - É fundado o Banco de Portugal com o decreto régio que determina a fusão do Banco de Lisboa com a Companhia de Confiança Nacional.

1942 - II Guerra Mundial. Forças soviéticas contra-atacam em Estalinegrado, cercando as tropas alemãs.

1961 - Cerca de cinco mil rebeldes argelinos, detidos em prisões francesas, terminam uma greve de fome de 19 dias, conseguindo o estatuto de prisioneiros políticos.

1962 - É inaugurado o Centro de Investigação do Instituto Calouste Gulbenkian.

1970 - O Vaticano garante apoio ao plano das Nações Unidas destinado a diminuir a enorme diferença económica entre os países ricos e pobres.

1973 - Admissão da recém-formada República da Guiné-Bissau à OUA como 42.º estado membro da organização.

1975 - É assinado o Acordo de Madrid, através do qual a Espanha cede o Saara Ocidental a Marrocos e à Mauritânia.

1977 - Um Boeing 727 da TAP despenha-se, ao tentar aterrar no aeroporto de Santa Catarina, no Funchal. Morrem 131 pessoas. É o primeiro e único grande desastre sofrido pela transportadora aérea nacional.

- O presidente egípcio Anwar Sadat é o primeiro líder árabe a visitar Israel.

1981 - Portugal adota o Código Europeu de Segurança Social.

1983 -- Fortes chuvas provocam inundações na região de Lisboa, causando oito mortos e cerca de um milhar de desalojados.

1984 - O presidente da China Li Xianian termina uma visita oficial a Portugal, a primeira efetuada por um chefe de estado chinês.

1985 - Começa, em Genebra, a primeira cimeira entre o presidente norte-americano Ronald Reagan e o dirigente soviético Mikhail Gorbachev.

1990 - Inicia-se a Cimeira da Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa, que dá origem à Carta de Paris para uma Nova Europa.

1991 - Barros Moura, Raimundo Narciso e Mário Lino são expulsos do PCP por "atividades fracionárias". O sindicalista José Luís Judas demite-se do partido.

1994 - Termina a XI Cimeira Ibérica com a assinatura dos acordos sobre água, gás natural e cooperação transfronteiriça.

- Joaquim Chissano vence as primeiras presidenciais moçambicanas com 53,3% dos votos. Nas legislativas, a Frelimo atinge os 44,3% e a Renamo, 37,7%.

1996 - O presidente cubano Fidel Castro visita João Paulo II, no Vaticano.

1998 - Odivelas e Trofa passam a concelho.

2000 -- O presidente do Peru Alberto Fujimori renuncia ao cargo, durante a viagem ao Japão.

2002 - O petroleiro Prestige parte-se em dois e afunda-se ao largo da Galiza. O derrame de fuel óleo aumenta exponencialmente.

2003 -- Morre, com 47 anos, o escultor e pintor português Jerónimo Brigas.

- É inaugurado o Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria.

2004 -- Termina formalmente o Serviço Militar Obrigatório, embora na prática tivesse terminado a 19 de setembro, data a partir da qual os três ramos das Forças Armadas passaram a contar apenas com voluntários contratados.

2005 -- Cimeira Ibérica. Portugal assume conclusão do TGV Lisboa-Madrid até 2013.

- Morre, aos 80 anos, José Azevedo, proprietário do Peter Café Sport, na Horta, Faial.

2006 - Os Estados Unidos e a Rússia assinam um acordo bilateral que abre caminho à entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio, após mais de dez anos de negociações.

- A Índia testa com êxito um míssil terra-terra Prithvi-1 capaz de transportar uma ogiva nuclear até uma distância de 250 quilómetros.

- Morre, com 62 anos, Francis Girod, cineasta francês e ex-jornalista do semanário "Nouvel Observater" que dirigiu a atriz Romy Schneider em "A Banqueira".

2007 -- Morre, aos 90 anos, a escritora húngara Magda Szabo. Romancista, dramaturga, ensaísta e poetisa, Magda Szabo começou a publicar antes da II Grande Guerra

2008 - Médicos europeus realizam um transplante de traqueia com tecido do próprio paciente, eliminando a possibilidade de rejeição do órgão.

2009 - O Governo proíbe a cobrança de taxas em operações em ATM e em movimentos com cartões Multibanco.- A fragata portuguesa "Álvares Cabral", que se encontra ao largo da Somália, impede um ataque de piratas, numa operação que resultou na identificação de cinco suspeitos, de acordo com o comando da NATO.

- Morre Mário Barradas, ator e encenador, antigo diretor dos Serviços Culturais Gerais da Secretaria de Estado da Cultura, ex-presidente indigitado do Instituto Português das Artes do Espetáculo, Comenda da Ordem de Mérito, Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura, Medalha de Ouro da cidade de Évora. Tinha 78 anos.- Morre, com 63 anos, Alcestina Tolentino, antiga presidente da Associação Cabo-Verdiana (ACV) em Portugal.

2011 - 110 pessoas são condenadas com penas até 16 anos de prisão no quadro de um mega processo em Milão em que 119 pessoas foram acusadas de pertencer à máfia calabresa, a Ndrangheta.

2012 - O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anuncia que a 'troika' aprovou o desembolso de uma nova tranche de 2,5 mil milhões de euros, a sétima inserida no programa de assistência financeira a Portugal.

- Os Estados Unidos informam Portugal sobre a ratificação de uma proposta da Força Aérea norte-americana que prevê uma forte redução da presença na base das Lajes, Açores.

2013 - O Fundo Europeu de Estabilidade Financeira aprova o desembolso de 3,7 mil milhões de euros para Portugal, na sequência das oitava e nona revisões do programa de assistência, que o seu diretor acredita que será concluído com êxito.

- Morre, aos 79 anos, Diane Disney, a única filha de Walt Disney que estava viva.

2014 -- Morre Mike Nichols, um dos mais celebrados realizadores de Hollywood, aos 83 anos.

2015 -- Confirma-se a morte do alegado "cérebro" dos ataques a Paris, que ocorreram no dia 13. O corpo de Abdelhamid Abaaoud é identificado entre os dois mortos na operação policial de dia 17 em Saint-Denis.

============.

Este é o tricentésimo vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 42 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: "Uma das grandes desvantagens da pressa é que nos faz perder demasiado tempo". G. K. Chesterton (1874-1936), escritor britânico.

Lusa/Fim.