1572 - Data provável do nascimento do escritor, poeta e clérigo inglês John Donne.
1817 - A Espanha e o Reino Unido ratificam o acordo que prevê a abolição do tráfico de escravos.
1822 -- A Assembleia Constituinte aprova a primeira Constituição portuguesa, saída da Revolução Liberal de 1820. Será jurada por D. João VI a 01 de outubro.
1835 -- Morre, com 34 anos, o compositor italiano Vincenzo Bellini.
1846 - Descoberta de Neptuno pelo astrónomo francês Urbain Jean Joseph Le Verrier e pelo astrónomo britânico John Couch Adams.
1848 - Começa a produção da pastilha elástica, nos EUA, com fins comerciais.
1913 - Roland Garros, piloto francês, efetua a primeira travessia aérea do Mediterrâneo.
1919 - Fundação do clube desportivo Os Belenenses, em Lisboa.
1926 - Nasce o compositor e saxofonista de jazz John Coltrane, autor de "Blue Train".
1932 - Unificação da Arábia Saudita, com a junção dos reinos de Nejd e Hejaz.
1933 - É promulgado o Estatuto do Trabalho Nacional que prevê a abertura das Casas do Povo e a constituição de Grémios e Sindicatos corporativos.
1939 - Morre Sigmund Freud, o fundador da Psicanálise. Tinha 83 anos.
1941 -- II Guerra Mundial. Holocausto. Começam as execuções com gás no campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia ocupada pelas forças nazis.
1962 -- Tem início o I Congresso da FRELIMO, na Tanzânia.
1971 - É assinada a Convenção de Montreal, que complementa as convenções de Tóquio e da Haia sobre a pirataria aérea.
1973 -- Morre, aos 69 anos, o poeta chileno Pablo Neruda, ex-diplomata e Prémio Nobel da Literatura em 1971.
1987 -- Portugal defende, na Assembleia Geral da ONU, "a observância do princípio fundamental e inquestionável da autodeterminação" para a população de Timor-Leste.
1988 - A atleta portuguesa Rosa Mota, campeã mundial da maratona, conquista a Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Seul.
1992 -- É concluído O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, originalmente para acolher a sede da presidência portuguesa da Comunidade Europeia e posteriormente para desenvolver atividade cultural.
1996 - Morre, com 60 anos, a escultora portuguesa Dorita Castel-Branco.
1997 - 200 pessoas são assassinadas em Bentalha, sul da Argélia. É o segundo maior massacre em cinco anos de conflito.
1999 - O Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia aprova a proposta de criação de um Tribunal Criminal internacional para os crimes em Timor-Leste.
2001 - Realizam-se as primeiras eleições legislativas na Região Administrativa Especial de Macau.
2002 - A Bélgica legaliza a eutanásia para doentes terminais sem cura. É o 10.º país a regulamentar a prática de morte assistida.
2004 - É admitida a morte de Joana, a criança de oito anos desaparecida 10 dias antes na região de Portimão.
2006 -- Morre, com 84 anos, Malcolm Arnold, compositor britânico, Óscar pela música original do filme "A Ponte do Rio Kwai".
2007 - Cerca de 20.000 pessoas, entre civis e monges, manifestam-se em Rangum, a maior cidade da Birmânia, em apoio à líder da oposição Aung San Suu Kyi, acentuando a pressão sobre a Junta Militar no poder.
- Morre, em Maputo, o antigo futebolista moçambicano Eduardo Mata. Tinha 44 anos.
- Morre, com 84 anos, o mímico francês Marcel Marceau, conhecido em particular pelo seu personagem Bip, inspirado em Charlie Chaplin.
2008 - A construtora automóvel americana Chrysler apresenta três novos modelos de carros elétricos e anuncia que pretende iniciar a comercialização de pelo menos um dos protótipos até 2010, primeiro nos EUA e posteriormente para a Europa
2009 - O Pavilhão de Portugal instalado na Expo 2008, em Saragoça, é distinguido com o prémio internacional de design "Red Dot Award". - O médico português Eduardo Barroso é distinguido em Pequim pelo contributo nos domínios das doenças e da cirurgia hepáticas.
- Morre, com 77 anos, José Falcão e Cunha, ex-ministro do Emprego e da Segurança Social no XII Governo Constitucional de Cavaco Silva, antigo secretário-geral do PSD. - Morre, com 97 anos, Osman Ertugrul Osmanoglu, o mais velho membro da antiga dinastia otomana.
2010 -- Morre, aos 90 anos, Fernando Riera, treinador chileno de futebol que orientou o Benfica (conquistando três títulos), o Sporting, o FC Porto e o Belenenses. Foi também técnico do Boca Juniors e do Deportivo da Corunha.
2011 -- Cantora cabo-verdiana Cesária Évora anuncia o fim da sua carreira.
- Mahmoud Abbas apresenta ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o pedido de admissão do Estado da Palestina.
- Morre José Niza, médico, compositor, e político português, aos 73 anos.
2013 -- Morre, com 88 anos,António Ramos Rosa, poeta Prémio Pessoa 1988, considerada uma das maiores figuras da poesia portuguesa do século XX.
2014 -- Morre Elsa Mangue, cantora moçambicana vencedora do Prémio de Música Rádio França Internacional (RFI) 1987. Tinha 51 anos.´
2015 -- O governo colombiano e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) anunciam, em Havana, um acordo considerado decisivo para a paz entre as partes.
- O presidente executivo do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, demite-se no seguimento do escândalo sobre a acusação de a empresa ter falseado os dados sobre as emissões dos seus carros a gasóleo.
=============.
Este é o ducentésimo sexagésimo sexto dia do ano. Faltam 99 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: "A morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. Por isso não perguntes por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti". John Donne (1572-1631), poeta e escritor inglês.
Lusa/Fim.
Comentários