1607 - O capitão John Smith chega a Cabo Henry, na Virgínia, para estabelecer o primeiro colonato inglês permanente na América.

1915 -- Grande Guerra 1914-18. O Reino Unido, a França e a Itália assinam a convenção secreta de aliança.

1933 - É criada a Gestapo, polícia política nazi, na Alemanha de Hitler, sob a direção de Hermann Goering.

1937 -- Guerra Civil de Espanha. Bombardeamento de Guernica pela força aérea alemã, de Hitler, ao serviço das forças de Francisco Franco.

1938 -- Holocausto. O regime nazi, de Adolf Hitler, confisca os bens de todos os judeus alemães.

-- Morre, com 79 anos, o filósofo alemão Edmund Husserl, fundador da Escola de Fenomenologia da Universidade de Gotinga.

1945 -- II Guerra Mundial. Prisão de marechal Pétain, presidente do governo colaboracionista de Vichy, durante a ocupação nazi da França.

1947 - O Governo da ditadura portuguesa impede a legalização do MUD, Movimento de Unidade Democrática. A decisão só será comunicada no ano seguinte.

1964 - As nações africanas do Tanganica e Zanzibar unem-se para formar a Tanzânia.

1965 -- É fundada a Rede Globo.

1974 -- O major Vítor Alves, responsável político da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA), apresenta o programa do Movimento, que contempla o fim da Guerra Colonial, o estabelecimento de um regime democrático e a garantia da liberdade.

1975 - O Partido Socialista é dado como vencedor nas eleições para a Assembleia Constituinte, com 116 deputados. O PPD garante 81 lugares no Parlamento, o PCP 30 e o CDS 16.

1984 -- Morre o compositor, chefe de orquestra e pianista de jazz Count Basie. Tinha 79 anos.

1985 - Freitas do Amaral anuncia a candidatura à Presidência da República.

- Líderes do Pacto de Varsóvia assinam, na capital polaca, o protocolo que renova, até ao ano 2005, a validade do tratado fundador da aliança militar da Europa de Leste.

1986 - O filme "Um Adeus Português", de João Botelho, conquista o Grande Prémio de Cinema e Televisão de Salsomagiore, em Itália.

- Desastre de Chernobyl. Um incêndio no reator IV da central nuclear da URSS causa centenas de vítimas e obriga a evacuação dos 135 mil habitantes da região.

1992 - Os Mujahedeen entram em Kabul, capital do Afeganistão.

1994 -- Começam, na África do Sul, as primeiras eleições multirraciais, que se prolongarão até 29 de abril.

1995 -- Inauguração da AutoEuropa, uma parceria entre a Ford e a Wolkswagen. O primeiro veículo é concluído em maio.

1996 - A China, a Rússia, o Cazaquistão, o Tajiquistão e o Quirguistão assinam, em Xangai, China, o acordo de pacificação de fronteiras.

2001 - É lançado o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa.

2002 -- Ataque armado de um adolescente, na escola secundária alemã de Erfurt, causa a morte de 16 pessoas.

2004 - O Tribunal Administrativo de Lisboa suspende as obras do túnel do Marquês do Pombal até à apresentação do estudo de impacte ambiental.

2005 - A Síria comunica à ONU a "retirada total" do Líbano, depois de 29 anos de presença no território.

2006 -- O relator da comissão de inquérito especial do Parlamento Europeu, Cláudio Fava, revela que mais de um milhar de voos secretos da CIA passou desde 2001 pelos aeroportos e espaço aéreo europeus.

2007 - É constituído o movimento cívico "Regiões, Sim".

- Tribunal Europeu dos Direitos Humanos dá razão ao jornalista José Manuel Mestre, condenado por difamação por ter afirmado que o presidente do FC Porto, na altura também presidente da Liga de Clubes, era o "patrão dos árbitros".

- Jorge Sampaio é nomeado alto representante da ONU para o Diálogo de Civilizações, pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

- Os arquitetos madrilenos Luís M. Mansilla e Emílio Tuñón, com o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão, são distinguidos com o Prémio Mies van der Rohe 2007.

- Morre, com 85 anos, Jack Valenti, ex-presidente da Associação Norte-americana de Cinema, introdutor do sistema de classificação de filmes por idades.

2009 - Canonização de Nuno Álvares Pereira. O Papa Bento XVI elogia, na saudação final da eucaristia, a generosidade de São Nuno, o Condestável, considerando-o exemplo de "igualdade fraterna" para a sociedade atual.

2011 -- Morre, com 92 anos, Vitorino Magalhães Godinho, historiador e antigo ministro da Educação e Cultura de 1974.

2012 -- O Governo aprova um decreto-lei que cria uma taxa a aplicar aos estabelecimentos de comércio alimentar, por grosso e a retalho, de valor não estabelecido, destinada a financiar um fundo sanitário e de segurança alimentar.

- A empresa alemã de consultoria Roland Berger anuncia a criação de uma agência europeia de notação financeira.

- O antigo presidente da Libéria Charles Taylor é considerado culpado de crimes cometidos durante a guerra civil na Serra Leoa (1991-2001), anunciou o Tribunal Especial para a Serra Leoa.

2013 -- Morre, aos 81 anos, George Jones, cantor norte-americano considerado um dos nomes maiores do country.

2015 - O triatleta português Filipe Azevedo sagra-se campeão europeu de duatlo, na categoria de sub-23, numa competição disputada em Alcobendas, nos arredores de Madrid.

2016 - O Governo moçambicano reconhece a existência de uma dívida fora das contas públicas de 1,4 mil milhões de dólares (1,25 mil milhões de euros), alegando razões de segurança de infraestruturas estratégicas do país.

- Um grupo de camponeses encontra uma vala comum com mais de cem corpos na zona 76, no posto administrativo de Canda, Gorongosa, centro de Moçambique.

2017 -- Morre, aos 73 anos, Jonathan Demme, realizador e produtor norte-americano e autor de filmes como "O silêncio dos inocentes" e "Filadélfia".

==============.

Este é o centésimo décimo sexto dia do ano. Faltam 249 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "A única coisa que torna possível a identidade é a ausência de mudança, mas ninguém acredita de facto que se seja semelhante àquilo de que se lembra". Gertude Stein (1874-1946), escritora norte-americana.

Lusa/Fim.