"Num congresso com mais de mil militantes, seria estranho que só houvesse uma lista ao Conselho Nacional", começou por justificar o deputado centrista, à chegada do segundo e último dia do 26.º Congresso do CDS-PP.

Lobo D'Ávila explicou que na base da sua decisão de apresentar uma lista alternativa esteve a vontade de dar um "contributo no debate de ideias" naquele que disse ser o "órgão principal do partido" e por considerar que lançar uma "lista pela positiva" era uma "sequência natural" do que foi afirmando ao longo do primeiro dia de trabalhos.

"Entendemos que é uma sequência das ideias que aqui trouxemos e do caminho de contributo que quisemos aqui dar, de forma natural, no parlamento do partido", realçou o congressista para quem esta lista "vem dar alguma vivacidade, diversidade, vem acrescentar".

O democrata-cristão garantiu ainda que esta "diversidade" não significa uma divisão no partido, sustentando que "há união mas há diversidade no pensamento, há união mas há diversidade de personalidades e de caminhos".

Questionado mesmo se mesmo com duas listas ao Conselho Nacional o partido sairá do congresso unido, Lobo D'Ávila respondeu: "sim, não tenho a mínima dúvida, por mim será".

"O partido não fica diminuído com a afirmação de algumas ideias, como nós aqui quisemos fazer. Bem pelo contrário, o objetivo é acrescentar, nós queremos acrescentar. Se o partido quiser que haja um acrescento, nós cá estaremos", frisou o dirigente para quem na política não é necessário "estar do contra por estar do contra".

Já sobre a moção e ideias da nova líder do partido, o deputado centrista assinalou que Assunção Cristas "já foi dizendo ao que vem", acrescentando esperar hoje, no último dia do congresso, "um discurso com uma forte componente política" e onde "já possa adiantar muito daquilo que são os projetos que quer, muito do que quer em termos de projeto para o futuro".

"Muitas das pessoas que acompanham Assunção Cristas, e que estarão na comissão diretiva, também já foram dizendo qual é o caminho e portanto não há um vazio de ideias. É bom que existam muitas ideias, é por isso também que cá estamos", sublinhou.

O 26.º Congresso do CDS-PP termina hoje em Gondomar.

LIL // SMA

Lusa/Fim