Em comunicado, o grupo de Francisco Pinto Balsemão refere que o acordo, que entra em vigor em janeiro do próximo ano e termina em dezembro de 2018, "vai permitir à SIC beneficiar do crescimento do número de subscritores da Vodafone".

"No âmbito deste acordo, a SIC vai distribuir os canais SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, e, pela primeira vez, o canal SIC Caras, que se estreia assim num outro operador", adianta a Impresa.

"Após celebrar recentemente o seu segundo aniversário, o canal SIC Caras vai passar a ser distribuído pela Vodafone, juntando assim à NOS, e assim vai expandir a sua audiência a mais de 400 mil novos lares", acrescenta.

"Este é um acordo muito importante para o grupo Impresa, permitindo reforçar a liderança que a SIC e os seus canais temáticos têm no panorama nacional", afirmou Pedro Norton, presidente executivo da Impresa, citado no comunicado.

A SIC, tal como a TVI, encontra-se em negociações com a Meo, da PT Portugal (grupo Altice), para a distribuição dos seus canais na plataforma, tendo a RTP chegado a acordo no mês passado.

O impasse no acordo entre a SIC e a TVI com a Meo levou a que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já tenha manifestado preocupação sobre o tema, admitindo a possibilidade de recorrer ao mecanismo legal das obrigações de transporte.

ALU// ATR

Lusa/Fim