Em declarações à Lusa, o ministro Tiago Brandão Rodrigues explicou que a distinção "pretende reconhecer a UMinho pela forma que a instituição tem entendido que o Desporto é também um dos seus importantes porta-estandarte, assim como a Ciência e Tecnologia, a Cultura e todos os cidadãos que acaba por formar".

A Medalha de Honra ao Mérito Desportivo destina-se a "galardoar individualidades e coletividades nacionais ou estrangeiras pelos serviços prestados em prol do desporto nacional e pela continuidade ou repetição de ações ou factos relevantes, prestigiando o desporto nacional e o nome do país", esclarece em comunicado enviado à Lusa pela UMinho.

Segundo a instituição minhota, "UMinho foi pioneira na regulamentação do Estatuto de Estudante Atleta, contribuindo para que inúmeros estudantes conciliassem a atividade desportiva universitária e de alto rendimento com o seu percurso académico".

Na nota, a academia salienta os "13 eventos internacionais organizados nos últimos 20 anos - em 2021, será a vez de Guimarães receber o Campeonato Europeu Universitário de Voleibol - e as mais de 660 medalhas nacionais e 37 internacionais conquistadas nos últimos cinco anos".

"A UMinho tem deixado "marcas no país e em todo o mundo".

"Tudo isto acaba por fazer cm que e a UMinho se tenha concretizado numa extraordinária plataforma para edificar e sustentar o verdadeiro legado sobre qual alguém um dia nos predirá contas, saber se o desporto como pratica cidadã, sustentada e estruturada, deixa verdadeiramente marcas no futuro das populações".

O galardão vai ser entregue na cerimónia de encerramento do Campeonato Europeu Universitário de Futsal, uma competição que envolveu, ao longo da última semana, 28 equipas provenientes de 12 países.

JCR // MAI

Lusa/Fim