"Peço-vos que me acompanhem na oração na minha viagem a Portugal. A partir da próxima quarta-feira, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, os jovens de todos os continentes viverão a glória do encontro com Deus e com os irmãos guiados por Nossa Senhora", afirmou Francisco, durante a recitação do Angelus, na Praça de São Pedro.

Durante a sua viagem, o Papa visitará o santuário de Nossa Senhora de Fátima, no dia 05, onde estará durante duas horas para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

"A ela, estrela luminosa do caminho cristão tão venerado em Portugal, confio os peregrinos da JMJ e todos os jovens do mundo", afirmou.

No sábado, Francisco pediu aos jovens participantes na JMJ que, antes de partirem para Lisboa, visitem os seus avós ou um idoso que esteja sozinho.

"A vocês, jovens que partem para Lisboa 2023 ou que vão experienciar a JMJ nos seus locais de origem, queria dizer-lhes: antes de partirem de viagem, visitem os vossos avós ou um idoso que esteja sozinho. A vossa oração protegê-los-á e levarão no coração a bênção desse encontro", escreveu o Papa Francisco na sua conta de Twitter.

O Papa chega à capital portuguesa na quarta-feira para participar neste evento católico, onde são esperadas mais de um milhão de pessoas, o quarto do seu pontificado, após os realizados no Brasil, Cracóvia e Panamá.

Esta é a 42.ª viagem internacional do Papa Francisco, que em 10 anos de pontificado já visitou 60 países. O Papa esteve em Portugal em 2017, quando se assinalou o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

O Papa, primeiro a inscrever-se na JMJ, chega a Lisboa no dia 02 de agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 05 para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

AMF (MAD) // SSS

Lusa/Fim