Às 14:50 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones subia 0,81% para 34.622,73 pontos e o Nasdaq avançava 0,50% para 13.661,08 pontos.

O índice alargado S&P 500 registava uma valorização de 0,71% para 4.436,81 pontos.

Na semana passada, dois dos principais índices da bolsa nova-iorquina interromperam uma sequência de três semanas com perdas acumuladas e encerraram com um saldo positivo, após um discurso do presidente do banco central norte-americanos, Jerome Powell, que se mostrou prudente quanto à evolução da política monetária.

"Nas próximas reuniões avaliaremos os progressos em função do conjunto dos dados económicos e da evolução das perspetivas e riscos. Com base nessa avaliação, procederemos com cautela na hora de decidir se ajustamos ou não ainda mais a política monetária ou se mantemos a taxa [de juro]", disse Powell no simpósio de Jackson Hole.

O S&P 500 registou um ganho semanal de 0,8% e o Nasdaq subiu 2,3%, ambos a recuperar do ciclo negativo que se arrastava há três semanas, desde os primeiros dias de agosto.

O índice Dow Jones terminou, no entanto, com um recuo de 0,4%, continuando no 'vermelho' pela segunda semana consecutiva.

EO // EA

Lusa/fim