A biodiversidade diminuiu entre 2% e 11% no século XX devido apenas a mudanças no uso da terra, mas o papel das alterações climáticas pode ganhar importância, indica um estudo comparativo de modelos divulgado hoje na revista Science.
O Presidente de Angola, João Lourenço, defendeu hoje em Lisboa que o desafio que as ex-colónias têm atualmente é "o da consolidação da democracia, da diversificação e fortalecimento" das suas economias.
Cerca de uma dezena de angolanos juntaram-se hoje em frente ao Centro Cultural de Belém criticando a presença do Presidente da República de Angola na cerimónia que junta em Lisboa vários chefes de Estado lusófonos.
O Presidente da República cabo-verdiano afirmou hoje que a "manifesta incapacidade" dos governos em responder às exigências dos cidadãos conduz a fenómenos como o populismo nos países desenvolvidos e à tomada do poder pelos militares nos estados pobres.
O euro subiu hoje face ao dólar, superando os 1,07 dólares, no mesmo dia em que foram divulgados dados que mostram uma desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos da América (EUA).
O Presidente da República recebeu hoje dezenas cidadãos no gabinete oficial do Palácio de Belém, onde contou a história do local, aberto à população para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, mas recusou responder a perguntas dos jornalistas.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou hoje que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.
Mais de oito mil pessoas saíram hoje à rua em Coimbra, participando numa manifestação popular que desfilou pelo coração da cidade, para "não deixar adormecer a democracia" e "continuar a regar a liberdade" conquistada há 50 anos.
A bolsa de Lisboa fechou hoje a sessão em alta, contrariando a maioria das principais praças europeias, com o índice PSI a ganhar 0,19% para 6.513,31 pontos, impulsionado pelo BCP, Sonae e Galp.
Milhares, muitos milhares de pessoas saíram hoje à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.
A judoca Catarina Costa conquistou hoje a medalha de bronze em -48 kg nos Europeus em Zagreb, ao vencer no combate decisivo a primeira favorita, a sérvia Milica Nikolic, por waza-ari.
O presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, estimou hoje que a aplicação de uma taxa turística, que entra hoje em vigor, vai permitir "diluir" as visitas à cidade, sublinhando que as pessoas entendem esta medida.
O Ministério Público de Espanha pediu hoje o arquivamento do inquérito que envolve a mulher do primeiro-ministro do país, por considerar que a queixa que lhe deu origem não tem fundamento.
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que planeia fazer uma visita oficial à China em maio, numa altura em que os ocidentais estão preocupados com a crescente parceria entre as duas potências.
Angola exportou 94,4 milhões de barris de petróleo bruto, no primeiro trimestre deste ano, menos 8,43% comparativamente ao quarto trimestre de 2023, tendo arrecadado 7,7 mil milhões de dólares (7,2 mil milhões de euros), anunciou hoje o Governo.
Portugal e mais 17 países, incluindo Estados Unidos da América, França, Alemanha e Reino Unido, subscreveram um apelo para a libertação imediata dos reféns detidos pelo Hamas, foi hoje anunciado.
Vários milhares de pessoas começaram a descer a Avenida da Liberdade, no tradicional desfile do 25 de Abril, hoje para assinalar o cinquentenário da revolução.
O Tribunal de Recurso de Nova Iorque anulou hoje a condenação do Harvey Weinstein por violação em 2020, ao concluir que o juiz do julgamento #MeToo prejudicou o ex-magnata do cinema com decisões impróprias "flagrantes".
O primeiro-ministro manifestou hoje a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão "um ponto de viragem" para quebrar "um ciclo negativo" dos últimos anos, de "incapacidade de reter em Portugal" o talento dos jovens.
O Governo são-tomense manifestou-se confiante de que, com ajuda dos parceiros internacionais, irá alcançar a meta de eliminar o paludismo até 2030, apesar dos 1.700 casos da doença registados este ano.
A bolsa de Nova Iorque seguia a cair no início da sessão de hoje, após a divulgação de dados piores que o esperado para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos da América (EUA).
O PAN considerou hoje que o chefe de Estado esqueceu desafios como o combate às alterações climáticas ou as ameaças à comunicação social e elogiou o discurso proferido pelo presidente da Assembleia da República.
O BE considerou hoje importante que Portugal, tal como acontece noutros países, faça um debate sobre o seu passado colonial e rejeitou a narrativa da direita que "culpa a democracia por tudo o que de mal aconteceu".