"Oppenheimer", de Christopher Nolan, conquistou o Óscar de Melhor Filme, somando um total de sete estatuetas na 96.ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
O filme "20 days in Mariupol", do jornalista ucraniano Mstyslav Chernov, sobre o cerco à cidade ucraniana durante a invasão militar russa, venceu esta noite o Óscar de Melhor Documentário, da Academia de Cinema de Hollywood.
O sucesso de "American Fiction", um filme independente que desafia os estereótipos associados aos afro-americanos, demonstra que há mercado para visões mais amplas e mais diversas, disse esta noite o vencedor do Óscar de Melhor Argumento Adaptado, Cord Jefferson.
O secretário-geral do PS assumiu a derrota face à AD nas legislativas de domingo, adiantando que não obstaculizará a formação desse executivo, mas avisou que liderará a oposição e vai renovar o seu partido.
Jennifer Lame foi esta madrugada a primeira mulher a vencer o Óscar de Melhor Montagem numa década, pelo seu trabalho no filme "Oppenheimer", de Christopher Nolan.
A Aliança Democrática (AD) foi a formação mais votada, com 29,49% dos votos e 79 deputados nas eleições legislativas de domingo, em que o Chega quadriplicou o número de deputados, com 48 mandatos.
O presidente do PSD disse hoje esperar que PS e Chega "não constituam uma aliança negativa para impedir o Governo que os portugueses quiseram", voltou a recusar entendimentos com o partido de André Ventura, mas sem excluir diálogo.
A porta-voz do PAN responsabilizou hoje o Presidente da República por ter contribuído para a instabilidade política no país, depois de a "descrença das pessoas" se ter transformado em votos no Chega nas eleições de domingo.
O presidente da IL afirmou hoje que o cenário político que saiu das eleições legislativas é complicado e que os próximos dias serão determinantes para a sua clarificação, mostrando-se disponível para assumir responsabilidades e ser parte da solução.
O presidente do PSD afirmou hoje ter a "expectativa fundada" de que o Presidente da República o indigite como primeiro-ministro para formar Governo, dizendo que "parece incontornável que a AD ganhou as eleições e o PS perdeu as eleições".
O presidente do Chega considerou hoje que os portugueses deram à direita um mandato para governar Portugal e defendeu que só um partido "muito irresponsável" deixará o PS governar, insistindo num acordo de governo com o PSD.
O realizador britânico Jonathan Glazer, distinguido esta noite com o Óscar de Melhor Filme Internacional por "A zona de interesse", alertou para os riscos da desumanização, num discurso em que lembrou as vítimas da guerra entre Israel e o Hamas.
O líder do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN), e cabeça de lista por Lisboa nestas eleições legislativas, defendeu hoje que o partido foi "o grande vencedor da noite" ao conseguir mais de 99 mil votos.
O secretário-geral do PS afirmou hoje que os socialistas viabilizam um Governo minoritário da AD, não votando qualquer moção de rejeição a esse executivo, mas frisou que irá liderar a oposição e não o suportará no parlamento.
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, assegurou esta noite que o partido será parte de uma "solução que afaste a direita do Governo", considerando que a "inegável viragem à direita" é resultado da "política desastrosa" da maioria absoluta do PS.
A Aliança Democrática é a força política mais votada com 28,67% dos votos e 74 mandatos nas eleições legislativas de domingo, quando estavam apurados os resultados provisórios em 3.091 das 3.092 freguesias.
A noite eleitoral do Livre decorre em clima de festa, com vários festejos e cânticos no Teatro Thalia, partido que até agora elegeu quatro deputados e conseguiu um inédito grupo parlamentar.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, assumiu hoje que o resultado da CDU nas eleições legislativas constituiu "um desenvolvimento negativo", ao ver consumada a redução da sua representação parlamentar e com uma percentagem abaixo dos resultados de 2022.
Da'Vine Joy Randolph venceu o Óscar de Melhor Atriz Secundária, o primeiro hoje entregue dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
O primeiro-ministro afirmou hoje que provavelmente não se saberá hoje o resultado final das eleições legislativas, sublinhando que, até ao momento, os números mostram "praticamente um empate" em termos de mandatos e uma "proximidade muito grande" nos votos.
O Benfica regressou hoje às vitórias na receção ao 'aflito' Estoril Praia, impondo-se por 3-1 no jogo da 25.ª jornada, para repor em um ponto a diferença para o Sporting, líder da I Liga portuguesa de futebol.
Um pequeno grupo de ativistas climáticos atingiu hoje com tinta vermelha o hotel de Lisboa utilizado pela Aliança Democrática para acompanhar a evolução dos resultados eleitorais.