Não houve prosa nem poesia que ganhasse estes 100 mil euros
30 de outubro de 1811 - Sai a primeira edição de "Sensibilidade e Bom Senso", de Jane Austen.
30 de outubro de 1821 - Nasce o escritor russo Fiodor Dostoievsky, autor de "Crime e Castigo", "O Idiota", "Os Irmãos Karamazov".
O que é que faz uma boa história? Uma história que atravessa séculos, um Dostowieski ou uma Jane Austen? Teremos tantas respostas quanto leitores, mas avancemos no tempo.
A 30 de outubro de 1938 Orson Welles transmitiu na rádio do Columbia Broadcasting System uma adaptação do romance A Guerra dos Mundos (1898), de H. G. Wells. O episódio terá causado o pânico em massa, conta-se, embora o caso seja discutível devido à fraca audiência do programa em que foi transmitido.
Independentemente da dimensão do acontecimento, 81 anos depois ainda se fala do que aconteceu. O impacto de um livro ou da leitura de um livro na primeira metade do século XX é incomparável ao impacto que teria hoje.
Hoje, dia 29 de outubro de 2019, a Leya anunciou que não vai atribuir amanhã o prémio literário do grupo por nenhum dos candidatos ter qualidade literária suficiente. Não é caso único, em 2016 e 2010 o prémio também não foi atribuído. São 100 mil euros orfãos de romances ou poética para a história.
E hoje, num dia que fica marcado por mais boas disposições de Sócrates e da continuação da novela do Brexit, com data para novas eleições legislativas, temas sem fim com viragens recambulescas que se fossem livros não eram tão bons, fico triste pelos livros que já não nos metem medo, nem nos fazem acreditar no fim do mundo, nem nos empolgam ao ponto de os premiar.
Em vez disso, vamos na maré de narrativas mal pontuadas, mal contadas e sem fundamentos das redes sociais. Há oito décadas, os livros faziam-nos acreditar no fim do mundo, hoje não convencem Manuel Alegre, o presidente do júri do Prémio Leya.
- 21:24
- O ex-primeiro-ministro José Sócrates disse hoje, à saída do segundo dia de interrogatório no Tribunal Central de Instrução Criminal, que estava muito satisfeito com tudo o que se tem passado na sala de audiência.
-
- 20:27
-
Reino Unido: Parlamento aprova realização de eleições a 12 de dezembro
O parlamento britânico aprovou hoje a realização de eleições legislativas antecipadas a 12 de dezembro, chumbando a proposta de partidos da oposição para alterar a data e confirmando a do governo do primeiro-ministro, Boris Johnson.
-
- 19:33
-
300 milhões de habitantes ameaçados por subida dos oceanos até 2050
A vida de 300 milhões de habitantes das zonas costeiras pode estar ameaçada pela subida do nível do mar até 2050, estima um estudo hoje divulgado, que aponta a Ásia como a região mais vulnerável.
-
- 18:19
-
Boeing admite "erros" nos acidentes mortais dos 737 Max perante o Senado dos EUA
O presidente executivo da Boeing, Dennis Muilenburg, admitiu hoje que a empresa cometeu "erros" nos acidentes mortais com aviões do modelo 737 Max 8 na Indonésia e na Etiópia, ao falar perante o Senado norte-americano.
-
- 18:08
-
Figo: "Claques são fundamentais desde que haja apoio cívico dentro das normas"
O ex-internacional português Luís Figo defendeu que "as claques são fundamentais para os clubes, desde que haja apoio cívico dentro das normas", durante a iniciativa Desportistas no Palácio de Belém, promovida pelo Presidente da República.
-
- 17:58
-
Leya: É a terceira vez que o prémio de 100 mil euros não é entregue por falta de qualidade
O júri do Prémio LeYa, presidido pelo poeta Manuel Alegre, decidiu hoje não atribuir este ano o galardão, porque os romances concorrentes “não correspondem aos parâmetros de qualidade literária exigidos”, segundo o comunicado emitido no final da reunião.
-
- 16:22
-
"Adeus, Lenine!" regressa às salas de cinema portuguesas em novembro
O filme "Adeus, Lenine!", de Wolfgang Becker, vai regressar às salas de cinema portuguesas a partir de 7 de novembro, no âmbito do 30.º aniversário da queda do Muro de Berlim, foi hoje anunciado.
-
- 14:35
-
João Sousa assume perante o Presidente da República que quer 'top-20' mundial
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu hoje no Museu Nacional dos Coches "um dos melhores tenistas do mundo", João Sousa, que revelou ter com objetivo "integrar o 'top-20' do 'ranking' mundial".
-
- 12:46
-
Tribunal belga adia para dezembro próxima sessão com Carles Puigdemont
O tribunal belga que tem de decidir sobre a ordem de detenção e extradição do ex-presidente do governo regional da Catalunha Carles Puigdemont adiou para 16 de dezembro a sessão que estava prevista para hoje.
-
- 11:28
-
Dupla de “Guerra dos Tronos” troca “Guerra das Estrelas” pela Netflix
A dupla David Benioff e D. B. Weiss, responsável pela adaptação televisiva da saga “Guerra dos Tronos”, abandonou a trilogia “Guerra das Estrelas”, justificando a saída com os vários projetos que tem com a Netflix, segundo a imprensa especializada.
-