O que está a acontecer no Peru?
O que está em causa?
Nas últimas semanas, os peruanos têm saído para as ruas em diversas partes do país para contestar a detenção do ex-Presidente Pedro Castillo, em 7 de dezembro, após este ter tentado dissolver o parlamento, no que foi entendido como uma tentativa de golpe.
As autoridades estimam que pelo menos 20 pessoas morreram e outras 63 terão ficado feridas na sequência dos confrontos ocorridos entre manifestantes e forças de segurança.
O Governo peruano decretou o estado de emergência a nível nacional, por um período de 30 dias, em resposta aos protestos em apoio a Castillo.
O que pretendem os manifestantes?
Os manifestantes pedem à nova Presidente do Peru, Dina Boluarte, a libertação do Presidente deposto Pedro Castillo, a dissolução do Congresso e a convocação de novas eleições gerais.
O que aconteceu a Pedro Castillo?
O ex-Presidente do Peru, sob investigação por rebelião, depois de uma tentativa falhada de dissolver o parlamento, vai ficar em prisão preventiva durante 18 meses, anunciou o Supremo Tribunal do país.
Professor rural de origem indígena e dirigente sindical sem ligações às elites, Castillo é sobretudo apoiado pelas regiões andinas, desde as eleições presidenciais de 2021, das quais saiu vencedor por curta margem, na segunda volta, contra a candidata de extrema-direita Keiko Fujimori, filha do anterior Presidente Alberto Fujimori, condenado em 2009 a 25 anos de prisão, mas que não cumpriu na totalidade.
De acordo com uma sondagem divulgada em novembro, cerca de 86% dos peruanos rejeita a composição do parlamento.
Qual a posição da atual presidente do Peru?
A Presidente do Peru, Dina Boluarte, garantiu hoje que irá permanecer em funções e criticou o parlamento por impedir a antecipação de eleições gerais, medida que poderia travar os protestos provocados pela destituição do ex-chefe de Estado Pedro Castillo.
"O que resolveria a minha demissão? Vamos ficar aqui, firmes, até que o Congresso decida antecipar as eleições. (...) Peço que reconsiderem a votação", disse Boluarte, dirigindo-se aos deputados que, na sexta-feira, rejeitaram a antecipação de eleições.
A reforma constitucional proposta por Boluarte aponta para a antecipação das eleições gerais para dezembro de 2023, requerendo ainda a redução dos mandatos presidencial e parlamentar até 30 de abril do ano seguinte.
A medida teve o apoio de apenas 49 deputados, havendo 33 votos contra e 25 abstenções, impedindo a reforma constitucional.
Que consequências é que estes protestos estão a ser para quem visitava o país?
Cerca de 5.000 turistas estão presos na cidade de Cusco, devido aos protestos.
Há portugueses entre os retidos?
Sim, há 65 portugueses retidos no Peru. O Governo português afirmou na sexta-feira, através do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, estar a diligenciar a retirada o mais rápido possível destes cidadãos.
- 20:31
- Duas populações estão isoladas e 45 vias rodoviárias interditas ainda hoje em Portugal, na sequência das fortes chuvadas que se fizeram sentir na última semana no país, disse à Lusa o oficial da GNR, Ricardo Silva.
-
- 18:26
-
Um morto na colisão de dois parapentes na zona de Setúbal
Uma pessoa morreu e outra ficou ligeiramente ferida hoje à tarde, na colisão entre dois parapentes, na zona da Arrábida, distrito de Setúbal, disse à Lusa o major Ricardo Silva, do Comando Geral da GNR.
-
- 17:24
-
Zelensky desafia Putin para combate a dois num ringue, "se ele for homem"
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desafiou hoje o homólogo russo, Vladimir Putin, para "combate a dois" no ringue, "se ele for um homem", numa entrevista à televisão francesa.
-
- 13:25
-
Guarda-redes agredido por adeptos no dérbi de Melbourne com Nani em campo
O jogo entre o Melbourne City e o Melbourne Victory, do internacional luso Nani, na Liga australiana de futebol, foi hoje suspenso depois de adeptos invadirem o relvado e agredirem o guarda-redes Tom Glover, da equipa do City.
-
- 09:15
-
Qatar "gastou muito dinheiro" para ter "brandura" do Parlamento Europeu
O Qatar "gastou muito dinheiro", possivelmente com pagamentos a eurodeputados, para assegurar a "brandura" do Parlamento Europeu (PE) em relação ao país, disse à Lusa o eurodeputado italiano Dino Giarrusso, ele próprio alvo de abordagens duvidosas de funcionários diplomáticos qataris.
-
- 08:20
-
James Cameron vai explicar cientificamente a morte de Jack no filme “Titanic”
Vinte e cinco anos após a estreia de “Titanic”, o diretor do filme, James Cameron, está a preparar um documentário em que explica cientificamente que era impossível Jack ter sobrevivido.
-