Messi para sempre
Este não vai ser um texto sobre a dictomia Lionel Messi - Cristiano Ronaldo. Afinal de contas, La Pulga já não cabe ao lado de ninguém. Com esta prestação aos 35 anos num Campeonato do Mundo, o 10 da Argentina, que junta o título Mundial a sete Bolas de Ouro, seis Botas de Ouro, quatro Ligas dos Campeões e uma Copa América, num palmarés com mais de 10 campeonatos nacionais e vários troféus domésticos, Messi passa a viver numa outra categoria do futebol mundial, longe da sombra do México de 1986 de Diego Armando Maradona, distante do que Ronaldo conseguiu, acima do estatuto de lenda que hoje já tinha sido atingido por qualquer outro jogador, esteja a lenda envolvida em que poética ou mística popular.
O país que um dia teve a mão de Deus, hoje tem Deus de corpo inteiro. Depois de uma despedida amarga do FC Barcelona, clube onde cresceu na Europa para o futebol, venceu todos os títulos possíveis e que representou durante 21 anos, de uma época de estreia aquém das expectativas no Paris Saint-Germain, onde somou 11 golos e 14 assistências, que o levou a falhar a short list da Bola de Ouro pela primeira vez desde 2005, o argentino volta a mostrar-se ao nível dos melhores do mundo naquela que sabemos de antemão que será uma das últimas temporadas da sua bela carreira.
Muitas vezes o futebol não viu Messi na sua totalidade. Cegos pela preferência pelo português ou assombrados por génios de outros tempos, muitos minimizaram os feitos do agora avançado do PSG, mas este domingo, o argentino paira sobre todos eles.
Neste Campeonato do Mundo, Lionel Messi marcou sete golos e fez três assistências em sete jogos, tendo jogado todos os minutos possíveis. Tornou-se no primeiro jogador da história a vencer dois prémios de melhor jogador do Mundial, juntando o de 2022 ao de 2014, ano em que a Argentina também chegou à final, bateu o recorde de prémios de melhor jogador em campo (12) em encontros disputados em Mundiais, superou o número de golos marcados por Pelé na competição, chegando a um total de 13 golos, superou o alemão Lothar Matthäus como o jogador com mais jogos disputados em Mundiais, 26 no total. E ainda igualou Dani Alves, antigo colega de equipa, como o jogador mais titulado do mundo.
Na final mostrou o que é, marcou o primeiro golo da Argentina, começou a construção do segundo com o rasgo de génio que define a jogada, foi durante o jogo o elemento da Albiceleste com s melhores oportunidades, marcou o terceiro tento da sua seleção e marcou o primeiro penalti no desempate por grandes penalidades.
Messi carrega nações e clubes, joga o futebol de ontem, de hoje e de amanhã. Não tem tempo. Vive nos minutos em que nos deslumbramos, nos momentos em que nos fez gritar ou chorar. Nós vivemos rendidos por aquele que é, inevitavelmente, o melhor jogador de todos os tempos.
No final do jogo épico em que a Argentina venceu a França no desempate por grandes penalidades, depois de um 3-3 no prolongamento, o pequeno gigante falou precisamente de Deus, como se não dependesse de mais ninguém o título.
“Sofremos muito, mas conseguimos. É uma loucura que tenha acontecido desta forma, queria-o (título mundial) tanto. Eu sabia que Deus me ia dar, tinha a sensação de que ia ser assim. Finalmente chegou e agora vou desfrutar”, disse.
- 20:02
- A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apelou hoje para que as pessoas se autoprotejam perante o risco de inundações em meios urbanos existente durante o dia de segunda-feira e a madrugada de terça-feira.
-
- 18:26
-
Pela primeira vez, jogadores que atuam em Portugal sagram-se campeões do mundo
Enzo Fernández e Nicolás Otamendi, jogadores do SL Benfica, são os primeiros jogadores a atuar na liga portuguesa e a sagrarem-se campeões mundiais.
-
- 18:16
-
Don’t cry for me, França
Vou ali despachar um chuletón, com o mesmo sentimento de culpa com que assisti a este Mundial.
-
- 18:09
-
Onze dos 66 portugueses retidos no Peru já regressaram
Onze dos 66 portugueses que se encontravam retidos no Peru já deixaram este país, informou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que prometeu "encontrar soluções" para os restantes 55.
-
- 16:41
-
IPMA alerta para agravamento das condições meteorológicas nas próximas 48 horas
A Proteção Civil alertou hoje para o agravamento das condições meteorológicas nas próximas 48 horas, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que apontam para “precipitação persistente, vento e agitação marítima".
-
- 15:24
-
Messi torna-se recordista a solo de jogos em Mundiais, com 26
O argentino Lionel Messi tornou-se hoje o recordista a solo de jogos em Mundiais de futebol, ao somar o 26.º, face à França, na final da edição 2022, em Lusail, no Qatar.
-
- 15:22
-
“Não podemos perder estes recursos humanos". António Costa quer que jovens se possam realizar plenamente em Portugal
O secretário-geral do PS, António Costa, sublinhou hoje, em Braga, a aposta do Governo em políticas para que os jovens se possam realizar plenamente em Portugal, para evitar a fuga de capital humano.
-
- 13:26
-
Ataques da Ucrânia na região russa de Belgorod deixam um morto e vários feridos
Uma pessoa foi morta e outras cinco ficaram feridas neste domingo em ataques ucranianos na região russa de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, informou o governador da região, Viacheslav Gladkov, no Telegram.
-
- 13:01
-
Morreu Manuel Arons de Carvalho, antigo atleta e jornalista
A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) comunicou hoje a morte de Manuel Arons de Carvalho, antigo atleta, jornalista, fundador da Revista Atletismo e fundador do site Estatísticas de Atletismo.
-
- 12:14
-
Qatar diz que medidas anticorrupção da UE podem afetar 'negativamente' a sua relação
O Qatar condenou neste domingo a investigação contra a corrupção lançada pela Bélgica e a suspensão do seu acesso ao Parlamento Europeu, afirmando que estas ações podem afetar "negativamente" as suas relações e o abastecimento de gás natural.
-
- 11:44
-
Defensores dos direitos humanos apelam à libertação da atriz Alidoosti
Celebridades e grupos de defesa dos direitos humanos estão a apelar ao regime iraniano que liberte a ativista Taraneh Alidoosti, presa no sábado por publicações de apoio aos protestos no Irão que duram há três meses, noticia hoje a AFP.
-
- 10:41
-
Preço do bacalhau subiu quase dois euros por quilo, mas consumo vai manter-se o mesmo no Natal
Os portugueses vão continuar a consumir entre quatro a cinco toneladas de bacalhau no Natal, sobretudo da Noruega, estimou o Conselho Norueguês dos Produtos do Mar (NSC), notando que esta será a última iguaria a ser sacrificada.
-
- 10:30
-
Tunísia: Eleições tiveram apenas 8,8% de adesão. Oposição pede demissão de Presidente depois de "fracasso eleitoral"
A Frente de Salvação Nacional, coligação entre os principais partidos da oposição na Tunísia, exigiu a demissão do Presidente tunisino, considerando que a afluência de 8,8% nas eleições de sábado foi um "fracasso eleitoral", noticia hoje a Efe.
-
- 09:27
-
Papa diz que assinou há nove anos carta de demissão caso a sua saúde se deteriore
O chefe da Igreja Católica, que fez no sábado 86 anos, disse ao diário espanhol ABC que assinou a carta de demissão e a remeteu ao secretário de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone, antes de este se reformar em 2013.
-
- 08:28
-
Ativista acredita que censo étnico-racial revelará como a cor da pele importa em Portugal
A ativista antirracista Paula Cardoso defende um censo étnico-racial em Portugal, o qual acredita que irá demonstrar como a cor da pele influencia os percursos num país “estruturalmente racista” e que precisa de reconhecer o “genocídio” nas terras que ocupou.
-