E ao final de 10 subidas consecutivas, o BCE travou as taxas de juro
Era algo esperado, mas só esta quinta-feira foi tornado oficial. O Banco Central Europeu (BCE) anunciou que deixou as taxas de juro inalteradas, o que acontece pela primeira vez desde julho de 2022.
E qual a razão para não existir uma nova subida?
De acordo com o Banco Central Europeu (BCE) a inflação na zona euro "desceu consideravelmente em setembro", mas espera-se que "permaneça demasiado elevada durante demasiado tempo", referiu a entidade em comunicado divulgado após uma reunião de política monetária realizada em Atenas, na Grécia.
Segundo o mesmo, "os anteriores aumentos das taxas de juro decididos pelo Conselho do BCE continuam a ser transmitidos de forma vigorosa às condições de financiamento. Tal está cada vez mais a atenuar a procura, ajudando, desse modo, a reduzir a inflação".
Com base na sua atual avaliação, "o Conselho do BCE considera que as taxas de juro diretoras estão em níveis que, se forem mantidos por um período suficientemente longo, darão um contributo substancial" para assegurar que a inflação vai regressar ao objetivo de 2%.
São tudo boas notícias?
Até poderiam ser, mas há algo que preocupa o BCE, concretamente o atual conflito entre Israel e o Hamas.
O Banco Central Europeu, de acordo com a presidente da instituição, Chistine Lagarde, está "muito atento" ao risco económico colocado pela atual guerra, que pode fazer subir os preços da energia.
Os preços da energia tornaram-se “menos previsíveis” e as “tensões geopolíticas crescentes podem levá-los a disparar a curto prazo”, aumentando as pressões inflacionistas, explicou Lagarde em conferência de imprensa, após a reunião do BCE que decidiu deixar as taxas de juro inalteradas.
Com este panorama, “as empresas e as famílias ficam menos confiantes e com maior incerteza quanto ao futuro”, o que pode reduzir o crescimento, acrescentou.
Qual o panorama atual?
A taxa de depósitos permanece em 4%, o nível mais alto registado desde o lançamento da moeda única em 1999, enquanto a principal taxa de juro de refinanciamento fica em 4,5% e a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez permanece em 4,75%.
Com base neste cenário, vai assistir-se assim a uma estabilização das taxas Euribor, o que na prática quer dizer que o valor das prestações de crédito vão permanecer iguais nos próximos tempos.
*Com Lusa
- 19:56
- O Sporting empatou hoje a um golo em casa dos polacos do Raków, em jogo da terceira jornada do Grupo D da Liga Europa de futebol, no qual esteve em inferioridade numérica desde os oito minutos.
-
- 17:59
-
Sindicatos médicos propõem 35 horas semanais e aumento salarial de 30%
A Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos concordaram hoje em apresentar uma proposta conjunta ao Governo na qual exigem a reposição das 35 horas semanais e um aumento de 30% do salário base.
-
- 17:28
-
Medina garante que descida de impostos diretos é superior à subida dos indiretos
O ministro das Finanças defendeu hoje que a descida dos impostos diretos é superior à subida de alguns impostos indiretos e que existe um desagravamento em valor absoluto de 700 milhões de euros.
-
- 17:09
-
Medina garante que IMI não vai subir
O ministro das Finanças, Fernando Medina, garantiu hoje no parlamento que o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) não irá aumentar no próximo ano.
-
- 16:38
-
Medina garante que investimento público de 2024 será executado
O ministro das Finanças, Fernando Medina, assegurou hoje que o próximo ano será de aceleração do PRR e garantiu que o investimento público de 2024 será executado.
-
- 15:58
-
Morreu Margarida Tengarrinha, antiga dirigente do PCP
Margarida Tengarrinha tinha 95 anos. A antiga dirigente do PCP estava internada no hospital de Faro.
-
- 15:57
-
BCE está "muito atento" ao risco económico da guerra Israel-Hamas
O Banco Central Europeu (BCE) está "muito atento" ao risco económico colocado pela guerra entre Israel e o Hamas, que pode fazer subir os preços da energia, declarou hoje a presidente da instituição, Christine Lagarde.
-
- 15:18
-
Papa defende necessidade de dois Estados na Terra Santa
O Papa Francisco afirmou hoje ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, "esperar que se consiga alcançar uma solução de dois Estados" em coexistência pacífica, Israel e Palestina, e "um estatuto especial para a cidade de Jerusalém", indicou o Vaticano.
-
- 14:47
-
Urgência de Aveiro com cuidados de Urologia após reforço de médicos
O Serviço de Urgência do Hospital de Aveiro passou a prestar cuidados de Urologia, em emergência, evitando a deslocação dos doentes para Coimbra, informou hoje a administração hospitalar.
-
- 14:27
-
Justiça angolana continua "a trabalhar" nos processos de Isabel dos Santos e Manuel Vicente - PGR
O Procurador-Geral da República de Angola garantiu hoje que os processos criminais que envolvem personalidades angolanas não estão parados e que a justiça angolana mantém as portas abertas ao diálogo.
-
- 14:12
-
"Alma Viva", "Mal Viver" e "Viver Mal" no Cine Atlântico nos Açores
“Alma Viva”, “Vadio”, “Great Yarmouth Provisional Figures”, “Mal Viver” e “Viver Mal” são os filmes exibidos na 8.ª edição do Cine Atlântico, que arranca na sexta-feira na ilha da Terceira, nos Açores.
-
- 13:31
-
Operação Picoas: carros de Hernâni Vaz Antunes arrestados
A estação televisiva SIC avança que os carros de luxo de Hernâni Vaz Antunes foram arrestados no âmbito da operação Picoas.
-
- 13:11
-
Rússia alerta que situação catastrófica em Gaza pode ainda piorar
A Rússia alertou hoje para a catastrófica situação humanitária na Faixa de Gaza, que atribuiu aos bombardeamentos israelitas, advertindo que pode piorar se Israel iniciar uma operação terrestre no enclave palestiniano.
-
- 12:44
-
Duzentas cadeiras em frente à ONU assinalam número de reféns do Hamas
Duzentas cadeiras com retratos de reféns raptados por militantes do Hamas durante os ataques de 7 de outubro foram colocadas em frente à sede europeia das Nações Unidas em Genebra, na Suíça. Veja as fotos.
-
- 12:42
-
Aluno que agrediu professor com ferro em Felgueiras acusado de tentativa de homicídio
O Ministério Público (MP) acusou de homicídio qualificado, na forma tentada, o aluno de 16 anos que em junho agrediu com um ferro um professor numa escola de Felgueiras, no distrito do Porto, foi hoje revelado.
-