O que se passou no Martim Moniz esta tarde?
Já não é a primeira vez que durante as comemorações do 25 de Abril em Lisboa há contra-manifestações.
O que aconteceu esta tarde no Martim Moniz foi, talvez, o culminar de todos esses protestos.
Como tudo começou
Mais de uma centena de pessoas juntaram-se esta tarde no Martim Moniz, em Lisboa, numa concentração não autorizada de apoiantes de extrema-direita. Entre elas, estavam membros de grupos de extrema-direita como o Habeas Corpus e o 1143.
A Praça do Martim Moniz foi ocupada pelo partido Ergue-te, que anunciou uma manifestação com “porco no espeto”, ao mesmo tempo em que se realizava o tradicional desfile na Avenida da Liberdade.
Detenções
A primeira detenção foi a do, polémico juiz, Rui Fonseca e Castro, líder do partido Ergue-te.l
Foi então que começaram os momentos de tensão e agitação. Por esta altura, um grupo de manifestantes anti-fascistas fazia frente aos apoiantes de extrema-direita. Os confrontos físicos, que incluíram arremessos de garrafas de vidro e cadeiras, obrigaram a polícia a intervir. Ainda assim, várias pessoas ficaram feridas, incluindo dois polícias.
No total, três pessoas foram detidas. Ao ex-juiz, juntou-se outro membro do Ergue-te e o militante neonazi, Mário Machado.
Saída em liberdade
Já esta noite, a PSP anunciou que o ex-juiz Rui Fonseca e Castro e o militante neonazi Mário Machado iam ser libertados mas seriam notificados para se apresentarem às autoridades.
Os 51 anos do 25 de Abril ficam hoje marcados pela desordem, a violência e o retrocesso. Na concentração de apoiantes de extrema-direita, ouvia-se “Salazar! Salazar!”, o que no dia da liberdade não deixa de causar, no mínimo, indignação.
*Editado por Ana Maria Pimentel
- 20:59
- O Exército israelita emitiu hoje avisos no nordeste da Cidade de Gaza, no norte do enclave palestiniano, justificando com "atividade terrorista" na área, onde milícias locais também relataram confrontos.
-
- 20:27
-
"Pedem-nos luto, mas nós estamos na luta"
No 51.º aniversário da revolução a Avenida da Liberdade, como de costume, encheu-se de partidos, associações e organizações. Mas, acima de tudo, encheu-se de pessoas que sozinhas ou com amigos e família saíram à para celebrar Abril e agradecer a possibilidade de o fazer em liberdade.
-
- 20:14
-
Marcelo destaca "traço único" que torna "muito difícil" escolha de sucessor do Papa Francisco
O Presidente da República afirmou hoje, à chegada a Roma, que o Papa Francisco "deixou um traço único que vai durar muito tempo" e considerou que isso "torna muito difícil a escolha do sucessor".
-
- 20:13
-
Zelensky admite faltar ao funeral do Papa e reafirma que não cederá a Crimeia
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, colocou hoje em dúvida a sua presença no funeral do Papa Francisco, no sábado em Roma, no dia em que respondeu ao homólogo norte-americano, Donald Trump, insistindo que não planeia ceder a Crimeia.
-
- 19:10
-
Um quarto de milhão de fiéis despediu-se perante a urna de Francisco
Cerca de 250 mil pessoas foram à Basílica de São Pedro, em Roma, para se despedirem do Papa Francisco, cuja urna está exposta junto ao altar, anunciou hoje a Santa Sé.
-
- 17:45
-
Um Papa próximo da juventude. "O futuro da Igreja é com os jovens, mas os jovens também são o agora de Deus"
O Papa Francisco aproximou os jovens da Igreja — mas também soube deixar a Igreja a querer saber mais dos jovens. Entre sínodos e jornadas, João Clemente, diretor do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, traça ao SAPO24 o perfil deste pontificado no que diz respeito aos mais novos. Para o P
-
- 13:37
-
Sismo de magnitude 6.3 sentido no Equador
O sismo foi sentido na Colômbia e no Equador e aconteceu por volta das 06h35, no horário local.
-
- 12:19
-
25 de Abril: a sessão solene no parlamento em imagens
Celebrada em período de luto nacional pela morte do Papa Francisco, não foram muitas as diferenças na sessão solene do 25 de Abril deste ano, com cravos a encher o hemiciclo e mais de 30 antigos deputados constituintes nas galerias.
-
- 10:22
-
“Nunca disse que o mundo estava perdido, nunca disse que os homens são uma desgraça”. D. Rui Valério sobre o legado do Papa Francisco
O Papa Francisco considerava que a Igreja deve ocupar-se dos temas do mundo e chamar a atenção para as mais diversas crises, numa atitude de compromisso político e social da fé. O SAPO24 falou com D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, e com o padre Ricardo Figueiredo, diretor de comunicação do Patria
-
- 09:03
-
As sombras da guerra ainda atormentam. Ex-combatentes do Ultramar aprendem a viver com o trauma no dia a dia, na família e nos sonhos
O 25 de Abril não libertou toda a gente das amarras da guerra e os combatentes que sobreviveram não regressaram sozinhos. O peso da dor, do trauma e do medo atormentou os 51 anos que se seguiram e mudou a forma como estes homens - as suas mulheres, filhos e netos - se relacionam, até hoje. O SAPO24
-
- 08:17
-
Desfiles em Lisboa e no Porto marcam tarde do 25 de Abril. Acompanhe aqui
Acompanhe aqui os principais pontos das celebrações deste 25 de Abril.
-
- 08:13
-
O PREC 50 anos depois. "Portugal nunca foi o Chile da Europa, como também não foi Cuba. Seguiu o seu próprio caminho"
Rui Cardoso, jornalista e escritor, é uma presença conhecida e reconhecida nos debates da televisão, notável pela precisão e simplicidade das suas intervenções. O seu último livro “Breve História do PREC” relata os dois anos mais complicados da política portuguesa com a mesma eficiência a que nos ha
-