O ‘pitch’ aconteceu na garagem de Tim Vieira e foi transmitido em direto na página do SAPO 24 e no Facebook do SAPO 24. Reveja aqui.
As startups convidadas para a primeira edição do Garage Pitch 901 foram a Pakketmail, a Bluecover, a X- Carga, o Pão em Casa e a Sparkl, cujas ideias de negócio foram apresentadas a Isabel Neves - sócia e gerente da Star Busy, empresa que apoia projetos empresariais com elevado grau de inovação -, Pedro Janela - CEO e cofundador do WYgroup, o maior grupo de capitais nacionais dedicado ao marketing digital, publicidade e design - e à apresentadora Ana Rita Clara. O mestre-de-cerimónias neste evento foi Tim Vieira, empresário de sucesso lusodescendente, grande conhecedor da realidade dos media e investidor na primeira edição do programa de empreendedorismo Shark Thank.
Ideias, ideias , ideias…
Nome: Pakketmail
Responsável: Mark Bastiaanssen
A ideia: A PakketMail quer mudar a organização da logística no comércio eletrónico. A empresa trabalha atualmente para 350 clientes numa base diária e registou em 2016 um crescimento de 300%. O objetivo é ajudar pequenas e médias empresas de comércio eletrónico a enviar os seus produtos de forma rápida, barata e simples, sem burocracias.
Aceleradora: Beta-i
Nome: Bluecover
Responsável: Nuno Duro
A empresa: Especializada em serviços de geolocalização desde 2014, a Bluecover está a desenvolver uma pulseira inteligente capaz de detetar e analisar de forma automática shots de golfe, com base em algoritmos.
Incubadora: DNA Cascais
Nome: X-Carga
Responsáveis: Fernando Leitão e Mário Fonte
A ideia: O objetivo da X-Carga é revolucionar o setor dos transportes de mercadorias e mudanças em Portugal através de uma plataforma de leilões online. As empresas ou particulares interessados em enviar a sua mercadoria ou efetuarem uma mudança podem criar um anúncio na plataforma, especificando a carga, o tipo de mudança, a origem e o destino. Este processo fica concluído com a opção de submeter o serviço para leilão ou ajuste direto. Todas as transportadoras registadas na plataforma irão receber notificações de todos os anúncios submetidos, logo ficarão aptas a fazer as suas ofertas aos melhores preços.
Incubadora: Mafra & Ericeira Business factory
Nome: Sparkl
Responsáveis: Mariana Bettencourt
A ideia: A Sparkl presta serviços de beleza ao domicílio, em hotéis e escritórios. É a beleza 'on demand' para pessoas, homens e mulheres com pouco tempo e agendas apertadas. Mais de 450 serviços em maio e mais de 700 em junho, com uma taxa de repetição de 30%.
Aceleradora: Canopy
Nome: Pão em Casa
Responsáveis: Marco Pombo
A ideia: A missão do Pão em Casa é entregar todos os dias em casa dos seus clientes, pão e outros produtos relacionados com o pequeno-almoço, sem custos acrescidos, e sem necessidade de contacto entre cliente e o nosso distribuidor. A empresa procura reavivar o hábito tradicional e saudável da presença de pão fresco na mesa do pequeno-almoço.
Incubadora: N/A
Os jurados
Isabel Neves
Advogada com 30 anos de experiência, Isabel Neves é sócia-gerente do Star Busy - Investimentos e Inovação, que apoia novas empresas e projetos empresariais com elevado grau de inovação. Empresária, é atualmente Business Angel com participações em várias empresas nas áreas do calçado, têxtil moda e têxtil lar, indústrias criativas e produtos educativos. Isabel Neves é ainda Vice Presidente e Vogal da FNABA – Federação Nacional de Business Angels, Presidente do Clube de Business Angels de Lisboa e foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias, entre 1995 e 2013.
Pedro Janela
CEO e cofundador do WYgroup, o maior grupo de capitais nacionais dedicado ao marketing digital, publicidade e design, conta com mais de 230 colaboradores e 11 agências em operação e que fatura 12 milhões de euros, que começou com os seus sócios do zero em 2002. Pedro Janela é também cofundador e Business Angel através do fundo de seed capital eggNEST, a que preside, é docente em marketing digital na formação de executivos da Católica-Lisbon e mentor e/ou júri em vários programas de aceleração de empreendedorismo em Portugal, como por exemplo a StartupLisboa, Beta-Start, FoundersInstitute e Startup Braga.
Ana Rita Clara
Depois de uma passagem pela RTPn, onde apresentou vários formatos na área da música e dos novos talentos, aceitou o convite da SIC, estação onde apresentou vários programas como "Inimigo Público", "5 Estrelas", "Êxtase", "Parada Sic", "Fátima Lopes", "Contacto" ou ainda "SIC ao Vivo".
Atualmente, apresenta na SIC Mulher o talk show "Mais Mulher", depois de "Mundo das Mulheres", "Querido Mudei o Visual", "Moda Lisboa" e "Boarding Pass" .
Tem também uma ligação à escrita, como cronista do "Jornal Metro" e da "Revista Mens Health"; e à representação, depois participações nas novelas "Laços de Sangue" e "Dancing Days", da SIC, e no filme "Sei Lá", de Joaquim Leitão e Tino Navarro.
É ainda produtora e criadora de conteúdos pioneiros, na área do audiovisual.
Tim Vieira
Filho de pais Portugueses, Tim Vieira nasceu a 18 de julho de 1975 em Joanesburgo, África do Sul. O seu primeiro negócio foi, em 1993, uma cervejaria. Em 2001, muda-se para Angola e investe em projetos focados na área dos media. Aqui, possui juntamente com o seu sócio, Nuno Traguedo, a Special Edition Holding, que emprega mais de 500 colaboradores e detém algumas das principais agências de publicidade, eventos, ativações de marca e planeamento de meios (TBWA/Angola, Original Brands, Multileme, Onmedia). Tim Vieira tem ainda empresas de media em Moçambique e no Gana.
Atualmente, em Portugal, é também CEO da Bravegeneration, tendo investimentos em diversas áreas, como por exemplo em empresas focadas na produção de framboesas e mirtilos (Green Meridian), de distribuição de Sci-Mx, de produtos nutricionais (RefreshJump, S.A.), de fornecimento de WiFi gratuito em áreas públicas (On-Fi), de distribuição de energia (Luzboa), serviços de motoristas (DrivU), entre outras actividades. Em 2015, ficou conhecido do público português depois de ter participado como investidor na primeira temporada do programa Shark Tank Portugal.
Nota: artigo atualizado às 8h41 de dia 5 de julho, em virtude da alteração da composição dos jurados (troca do ex-futebolista Simão Sabrosa pela apresentadora Ana Rita Clara)
Comentários