Ter um bebé, sobretudo quando se trata do primeiro filho, significa também comprar muitos artigos pela primeira vez. Carrinho, alcofa, ovo, cadeiras-auto, brinquedos, biberões, muda fraldas. Ou, usando a terminologia técnica, produtos de puericultura. Mas as crianças crescem e tudo isto deixa um dia de ser utilizado. Por vezes, querer mais filhos significa que há um reaproveitamento da maior parte, já que tudo se estraga muito pouco. Mas em muitas famílias há todo um acumular de objetos que perdem a sua utilidade.

É a pensar neste problema que surge a Baby Loop, uma plataforma online onde é possível comprar e vender artigos de puericultura em segunda mão. O slogan da marca conta a história: "Era uma vez... outra vez".

"É algo que nos leva para as histórias de infância, para os contos de fada e que está intimamente ligado com as crianças. Estes produtos acabam por estar ligados a uma parte da história de vida dessas pessoas muito feliz, principalmente para os adultos. Quando nasce um filho, um sobrinho ou um neto é sempre um momento muito importante e esses produtos estão lá no início da história. E estes produtos podem ser outra vez um 'era uma vez'. Podem ser outra vez uma história para alguém", explica Ricardo Morgado, parceiro da Baby Loop e um dos responsáveis pela Book in Loop, plataforma de compra e venda de manuais escolares em segunda mão.

A Baby Loop nasce a partir de uma ideia da apresentadora de televisão Carolina Patrocínio. "É uma mãe conhecida dos portugueses, mãe de três filhos. Como muitas mães e pais neste país, acabou por ficar com uma série de produtos que usou num curto espaço de tempo e que deixam de ter validade. Produtos esses que são valiosos, são coisas caras e podiam perfeitamente ser usados por outras pessoas. Ela já conhecia a Book in Loop, baseada no conceito de economia circular para os manuais escolares, e pensou em juntarmos energias e esforços", conta.

Mas qual a relação entre manuais escolares e produtos de bebé para o negócio da Book in Loop? "Já andávamos de olho noutro tipo de produtos e mercados, mas confesso que nunca tínhamos olhado para a puericultura", começa por explicar Ricardo. "Na empresa somos todos muito novos, não era uma área a que fossemos particularmente sensíveis. Foi algo que veio por bem, foi sorte mas agora percebe-se o porquê de fazer tanto sentido. São coisas caras usadas muito pouco tempo".

Para vender o processo é simples: basta enviar duas fotografias do produto e a Baby Loop informa-o de quanto vai receber. Para entregar os produtos basta dirigir-se a uma loja Continente aderente ou pedir que vão recolher a sua casa, havendo custo para este serviço. Quando o produto for vendido irá receber o dinheiro no momento, diretamente na sua conta, no cartão Continente ou pode ainda doar a uma instituição.

Para quem compra os produtos em segunda mão, estes vão aparecer fotografados de forma profissional, para que não existam dúvidas sobre o que se está a ver, e, se a compra for avante, receberá tudo devidamente higienizado e perfumado. E atenção: as reduções de preço podem ir até aos 80%.

De momento ainda só está aberta a funcionalidade de venda de puericultura pesada (carrinhos, cadeiras, berços...) de várias marcas, sendo que as compras vão começar já no mês de fevereiro. No entanto, é possível pedir já os produtos pretendidos na plataforma, sendo que posteriormente a Baby Loop informa o potencial comprador da disponibilidade do mesmo.

Amanhã, 23 de janeiro, acontece o "Baby Shower" da Baby Loop, com parceiros e amigos da marca. O projeto, lançado a 14 de janeiro, conta já com uma comunidade de mais de 22 mil pessoas no instagram, 700 produtos submetidos na plataforma para avaliação e posterior venda e cerca de 2.200 pedidos de produtos para compra.

---------------------------------------------------------------------------------

Artigo publicado originalmente no site The Next Big Idea.

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt