Apesar de ter estreado apenas na passada quinta-feira, dia 8 de maio, e de não ter tido muita publicidade nos meios de comunicação, ‘Forever’ está a ser um sucesso mundial.

A série é uma adaptação do livro mais controverso de Judy Blume, ‘Forever’, que explora temas predominantes da adolescência, como o sexo e a intimidade. No entanto, o que tornou este livro tão popular e importante para muitos jovens também fez com que a obra fosse banida por múltiplas escolas e bibliotecas nos Estados Unidos.

Mas sabemos que a arte não se conforma. É assim que nasce a adaptação. A série acompanha um casal de jovens negros, Keisha Clark e Justin Edwards, que se reconectam numa passagem de ano em 2018 e navegam pela sua primeira relação e intimidade, ao mesmo tempo que lidam com as adversidades do seu contexto social.

Enquanto Justin vem de uma família rica e é um dos poucos estudantes negros na sua escola secundária, Keisha é educada por uma mãe solteira, que tem dois trabalhos para poder sustentar as propinas do novo colégio da filha, após esta perder a sua bolsa, e está ainda a lidar com traumas do último namoro.

A história toma agora uma nova dimensão. ‘Forever’ reflete sobre racismo, misoginia e diferença de classes, apresentando uma representação realista da vida de um adolescente negro e a diversidade que há muito os espectadores pedem da Netflix.

Com uma história que percorre o 11.º e o 12.º anos das personagens, Justin e Keisha passam por muitas experiências que nem todos os adolescentes têm, chegando por vezes a parecer que têm uma relação disfuncional. No entanto, na verdade, acabam por mostrar uma realidade em que a confiança se constrói e que nem sempre a vida é um conto de fadas.

É também importante destacar o grande trabalho que a série fez ao situar o espectador no ano de 2018 apenas com a música. De Daft Punk e SZA a Frank Ocean e Masego, ‘Forever’ tem uma banda sonora que outras séries invejam. Tanto estamos a ouvir o álbum ‘American Teen’ de Khalid enquanto vemos cenas na praia, como ‘Moon River’ de Frank Ocean numa cena romântica.

Bem, resta-nos ver com o que vamos contar na segunda temporada. Não podemos dizer que sabemos automaticamente o que vai acontecer, mas, de certo modo, a beleza está nessa mesma incerteza.