GovTech, mais de cem ideias por um futuro sustentável

Este artigo tem mais de um ano
113 startups apresentaram ideias para a estratégia global de desenvolvimento sustentável. Os produtos e serviços já podem ser conhecidos na página do GovTech.
GovTech, mais de cem ideias por um futuro sustentável
PEDRO SOARES BOTELHO / MADREMEDIA

Já são conhecidas as 113 startups que se candidataram ao Concurso GovTech. De soluções para a deteção de incêndios a projetos de moda, estas ideias procuram visibilidade, investimento e uma oportunidade para testar o conceito em contexto real.

Em destaque estão as áreas da saúde e consumo sustentável, “com produtos e serviços que vão desde a vacinação e plataformas de interligação entre profissionais de saúde, farmácias e cidadãos, até produtos que substituem o sal, passando por utilização de blockchain e inteligência artificial para a rastreabilidade de bens de consumo e diagnóstico médico”, diz o gabinete da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa em comunicado.

Outra das áreas de relevo é a da “proteção da floresta e do território, projetos para limpeza inteligente de terrenos e áreas florestais e de deteção precoce de incêndios”, pode ler-se.

Todavia, há também projetos para áreas sociais, como a educação e a inclusão de grupos socialmente vulneráveis, projetos para a gestão eficiente de recursos, como a água e a energia, e para a economia do mar e poluição dos oceanos.

A primeira fase de seleção das startups candidatas arranca no dia 25. Nesta primeira fase, que decorre até 15 de setembro, vão ser selecionados seis protótipos finalistas, pelo júri e pelo público, através de uma infraestrutura de blockchain com a moeda virtual “GOVTECH”.

O evento final acontece no fim de setembro, sendo escolhidos três vencedores destes seis finalistas. O Governo vai premiar os três protótipos funcionais de produtos e serviços, com um modelo de negócio associado, que se enquadrem num dos 17 objetivos da agenda de desenvolvimento sustentável até 2030.

Os prémios são 30 mil euros; dois bilhetes Alpha (para cada um dos vencedores) para a Web Summit e a possibilidade de expor o produto ou serviço durante o evento; espaço numa incubadora da rede nacional de incubação; apoio à internacionalização e um protocolo de colaboração com o Estado para desenvolver e testar o produto ou serviço.

O GovTech é uma iniciativa do governo que tem como objetivo “premiar e apoiar produtos e serviços inovadores, criados por startups, que contribuam para a solução de um dos 17 ‘Sustainable Development Goals’ (SDG) [objetivos de desenvolvimento sustentável] das Nações Unidas, numa resposta nacional aos desafios que se colocam por cá e no mundo.”

Os SDG são parte de uma agenda global para o desenvolvimento sustentável aprovada pela ONU. “Constituem uma visão comum para a humanidade, visam resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás”, explica o Governo.


The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt

Veja também

 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.
mookie1 gd1.mookie1