Plim, plim. Bip, bip. Brrr, brrr. Mesmo que inertes, esquecidos num bolso ou afastados ao canto de uma mesa, a sinfonia dos telemóveis modernos (aquilo a que se chama ‘smartphone’, ou telefone inteligente) prossegue. Caem notificações de todos os lados. Das redes sociais e das aplicações de produtividade; da imprensa e da bateria — que, com tanto apitar, não aguenta o ritmo.

A cada ano, as grandes marcas anunciam as mais recentes inovações nos seus telefones. Todos os meses há uma coisa nova, um novo engenho, sistema, ‘software’, desenhado para manter (e monopolizar) a atenção do utilizador.

É certo que algumas marcas estão também a dar a hipótese de limitar ou controlar melhor o tempo gasto a olhar para o ecrã (é o caso da mais recente versão do iOS, a 12.0, que traz uma aplicação para monitorizar — e limitar — o tempo gasto em determinadas funções). Todavia, talvez nem isso seja suficiente para acalmar as ansiedades que surgem quando uma nova notificação vem gritar por atenção.

Da civilizada cidade de Lugano, na urbana Suíça, vem uma marca com o apropriado nome Punkt (ponto, em alemão), que quer oferecer uma vida mais simples, com o recém lançado MP02 — um telefone que só dá para isso: telefonar (e enviar SMS).

A empresa chama-lhe “um telefone para a independência”, um aparelho apenas com os básicos, que permite ao utilizador “concentrar-se nas coisas que importam. Como viver”.

O MP02 permite o acesso à internet, através de uma rede 4G LTE, mas para tal, é preciso um computador. O princípio é o de ser o utilizador a mergulhar na internet e não o contrário, explica a empresa helvética. Ou seja, o MP02, pode servir de ‘hotspot’ para ligar um computador portátil ou um tablet à internet, não podendo ele, sozinho, fazê-lo.

Questionado sobre se a proposta minimalista será capaz de convencer as gerações mais novas e agarradas à omnipresença tecnológica, Petter Neby, fundador da empresa, disse à ‘Monocle’ que “foram duas pessoas de 19 e 20 anos que sugeriram transformar o telefone fixo original num telemóvel”, que é como quem diz: o futuro pode estar aí, e vem em silêncio.

O dispositivo está disponível para pré-venda na página da Punkt, a um preço, porém, nada simples: 329,00 euros.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt