A Alphabet, empresa-mãe da Google, anunciou esta terça-feira a sua nova aposta no universo dos videojogos: a plataforma de streaming Stadia.
Com esta plataforma será possível jogar em computadores, tablets, smartphones e televisões (ligadas ao Chromecast) sem precisar de uma consola, ou sequer de descarregar os videojogos. Ou seja, jogar passa a ser quase tão fácil como ver vídeos no YouTube.
"A Stadia oferece acesso instantâneo aos jogos", salientou Phil Harrison, vice-presidente da Google e responsável por este novo serviço, durante a apresentação que teve lugar em São Francisco, numa conferência de programadores que reúne esta semana cerca de 25 mil pessoas que trabalham na indústria dos videojogos.
O sistema será lançado nos Estados Unidos e em alguns outros mercados ainda este ano, detalha a AFP. Ainda não são conhecidos os preços de acesso à plataforma.
Até ao momento, o único jogo anunciado para a plataforma é o Doom Eternal, a ser lançado pela id software.
São várias as empresas que procuram impulsionar as receitas apostando em serviços de streaming de videojogos, incluindo a Sony, a Nvidia e a Microsoft.
Apesar dos utilizadores se poderem encantar pela possibilidade de um acesso rápido aos jogos, a questão que se coloca agora é em termos de oferta, ou seja, o catálogo destas plataformas e as condições das mesmas — de forma a que consigam atrair produtoras e jogadores. É ainda de considerar a hipótese de as produtoras de videojogos avançarem também para este tipo de plataformas.
Comentários