Já são conhecidos os vencedores da quarta edição do Blue Bio Value,um programa de aceleração de startups ligadas à bioeconomia azul, que contou com a participação de 17 novas empresas provenientes de 10 países. O prémio foi atribuído a três projetos, respectivamente oriundos da Argentina, da Noruega e de Portugal.

A startup FeedVax, fundada em 2017 na Argentina, detém uma plataforma para preparação de vacinas orais para peixes de aquacultura, uma solução que simplifica a vida dos produtores e elimina o stress dos peixes, contribuindo para a redução do uso de antibióticos na alimentação animal.

A Blue Oasis Technology, fundada em 2021 em Portugal, desenha, constrói e instala recifes artificiais que permitem a recuperação de ecossistemas marinhos danificados e a reversão do declínio da biodiversidade do oceano. A solução BluBoxx que apresentou permite também o registo de parâmetros ambientais e a transmissão de dados, podendo ser instalada nas estruturas de recife ou noutras estruturas subaquáticas.

A Tekslo Seafood foi fundada em 2017, na Noruega, e comercializa produtos alimentares fáceis de usar em culinária. Usam algas marinhas recolhidas de forma sustentável no Atlântico Norte com o objetivo de criar grandes marcas internacionais de produtos em flocos de sal, introduzindo algas nas dietas diárias através de uma linha de especiarias e temperos. Desenvolveram também uma fórmula especial de extratos de algas para tratamento da pele.

Os vencedores vão receber um prémio no valor de 45 mil euros a ser aplicado no desenvolvimento dos seus projetos terão também acesso à  Blue Demo Network, cujo objetivo é tornar acessível um conjunto de infraestruturas e serviços portugueses focados na bioeconomia azul.

Com esta iniciativa, a Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian pretendem contribuir para a procura e descoberta de mais soluções sustentáveis e baseadas no oceano, que promovam o desenvolvimento de um novo modelo económico não destrutivo do capital natural azul. O Blue Bio Value permite que os projetos selecionados validem a sua tecnologia, adquiram competências de gestão e criem bases para escalar novos negócios, sustentáveis e economicamente viáveis. 

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.