Ao longo dos últimos dois dias, 200 ‘startups' (empresas em início de atividade) batalharam intensivamente pelo prémio, mas apenas três - a Kubo Robot, da Dinamarca, a Soilitron, de Chipre, e a PapayaPods, da Suíça - são agora candidatas e vão saber o seu destino hoje às 16:30 pela voz do fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave.

Mas primeiro terão de passar por mais uma prova. Em pleno Centre Stage (palco central), no Meo Arena, terão de fazer um ‘pitch' (breve apresentação de uma empresa de três a cinco minutos) final diante "de três ilustres juízes", Theresia Gouw, sócia fundadora da Aspect Ventures, Steve Anderson, fundador da Baseline Ventures, e Marcus Segal, sócio do acelerador Y Combinator.

E vai ser a portuguesa Portugal Ventures, cuja missão é promover o ecossistema nacional de ‘startups', que irá atribuir 100 mil euros de financiamento de capital de risco ‘early stage' (fase inicial) através de facilidade de crédito convertível para o vencedor.

O vencedor beneficiará também da rede nacional e internacional de investidores, corporações, entre outros, da Portugal Ventures em Silicon Valley, na Costa Leste dos Estados Unidos, na Alemanha e no Reino Unido.

A Portugal Ventures também promoveu a Venture Summit, a principal conferência da Web Summit para capitais de risco, que trouxe a Lisboa mais de 500 participantes, entre os investidores mais influentes dos principais fundos internacionais, 'business angels' (investidores privados e individuais) de topo e aceleradores, num evento de apenas um dia e numa sala onde estava representado mais de 100 mil milhões de dólares (perto de 92 mil milhões de euros) de capital de investimento.

A Web Summit de Lisboa, que arrancou na segunda-feira e chega hoje ao fim, conta com mais de 53.000 participantes, de 166 países, incluindo 15.000 empresas, 7.000 presidentes executivos e 700 investidores.

Entre os oradores estão fundadores e presidentes executivos das maiores empresas de tecnologia, bem como importantes personalidades das áreas de desporto, moda e música.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.