Myriam Taylor é uma mulher singular, porém defende diariamente a pluralidade. Reconhecida por gurus do negócios como a Business Insider ou a Forbes, auto intitula-se Dreamer in Chief da sua empresa, a Muxima Bio, onde além de cabelos afro, cabe também a luta cultural, social e política por um mundo mais justo.

Empresária, atriz, apresentadora de tv, conferencista, lobbista, tem na representatividade uma das suas bandeiras.

Ouça aqui o episódio do podcast Um Género de Conversa com Myriam Taylor:

Concebida em Angola, mas nascida e criada no Algarve, formou-se em ballet clássico e teatro, tendo feito das artes o início do seu percurso profissional. Contudo, mesmo enquanto bailarina e atriz, sempre foi foi uma mulher altamente politizada, utilizando estas formas de expressão como ferramentas de intervenção social. Não é ao acaso que tenha sido ela a produzir e a apresentar o programa "Jantar Indiscreto", exibido pela RTP2 em 2021, onde sentou à mesa as mais variadas pessoas para desconstruir estereótipos e formas de discriminação.

Da cultura para os negócios, criou a Muxima Bio, a primeira marca de produtos para cabelos africanos no segmento de luxo em Portugal, e foi somando vitórias e prémios internacionais. Mas sob esta chancela, cabem não só cabelos, maravilhosos como o seu, mas também o lobismo e a filantropia. Myriam Taylor é uma mulher de acção, agregadora de pessoas, sonhos e lutas por uma sociedade mais equitativa. Nestes 50 minutos de conversa, reflete sobre o estado do país em 2022: “Não acredito neste absurdo em que vivemos, esta normalidade não me serve, não é representativa. Com o meu trabalho tento aproximar os vários grupos de pessoas que se sentem excluídas dos detentores de poder”, explica a convidada desta semana. “A representatividade deve ser o tecido social espelhado em todas as estruturas, agregando mais vozes. As políticas públicas têm de considerar que se é sobre nós, então não pode ser sem nós.”.

Pode subscrever o podcast Um Género de Conversa através dos links abaixo:

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.