Os Óscares são atribuídos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. A 89.ª cerimónia de entrega dos Óscares deverá ser transmitida para, pelo menos, 225 países e territórios, e será apresentada pela primeira vez pelo humorista Jimmy Kimmel.

Veja aqui a lista completa dos nomeados e fique a par de todas as curiosidades sobre a principal cerimónia de entrega de prémios de cinema. Sabia que...

  • Com 14 nomeações, "La La Land - Melodia de Amor" igualou recordes anteriores, detidos por "Eva" (1950) e "Titanic" (1997), podendo, de igual modo, igualar ou superar as 11 estatuetas ganhas por "Titanic", "Ben-Hur" (1959) ou "O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei (2003)".
  • Meryl Streep distanciou-se, ainda mais, dos seus pares: obteve, nesta edição, a sua 20ª nomeação para um Óscar pelo seu papel em "Florence, Uma Diva Fora de Tom". Um reconhecimento por parte da Academia que começou em 1978, com "O Caçador". O seu último Óscar data de 2011, após vencer o prémio de Melhor Atriz pelo seu papel em "A Dama de Ferro", filme baseado na vida da ex-Primeira Ministra britânica Margaret Thatcher.
  • Caso vença o Óscar para Melhor Realizador, Damien Chazelle, responsável por "La La Land - Melodia de Amor", vai ser o mais jovem realizador de sempre a consegui-lo: tem apenas 32 anos. John Singleton, nomeado em 1991 por "A Malta do Bairro" e contando, à altura, com apenas 24 anos, esteve perto de o conseguir - mas perdeu para Jonathan Demme ("O Silêncio dos Inocentes").
  •  "O.J.: Made in America!, nomeado para o Óscar de Melhor Documentário, é o filme mais longo de sempre a ser nomeado pela Academia. Conta com cerca de 7 horas e 47 minutos.
  • A família Newman - Alfred, Lionel, Emil, Thomas, David e Randy - volta a estar nomeada para um Óscar para Melhor Banda Sonora, pelo trabalho de Thomas em "Passageiros". No total, os Newman já atingiram a marca de 90 nomeações para os Óscares. Esta é a 14ª nomeação de Thomas, que no entanto nunca venceu o prémio.

  • Numa cerimónia que pretende fazer esquecer as críticas do ano passado - que se baseavam, sobretudo, na falta de representatividade das minorias -, o realizador Barry Jenkins poderá fazer história, caso vença o prémio para Melhor Realizador - seria o primeiro afro-americano a consegui-lo. Tal como Denzel Washington, que poderá arrecadar, esta noite, o seu terceiro Óscar para Melhor Ator e entrar para uma lista da qual fazem parte apenas mais seis pessoas: Katherine Hepburn (que venceu quatro), Ingrid Bergman, Walter Brennan, Daniel Day-Lewis, Jack Nicholson e Meryl Streep.
  • Isabelle Huppert, nomeada para Melhor Atriz pelo seu papel em "Ela", poderá ser apenas a terceira a consegui-lo por um filme em língua estrangeira, após Sophia Loren ("Duas Mulheres") e Marion Cotillard ("La Vie En Rose").
  • Naomie Harris, nomeada para um Óscar de Melhor Atriz Secundária por "Moonlight", filmou o seu papel em apenas três dias - os mesmos três dias que teve de folga durante a promoção de "Spectre".
  • A Austrália chegou, pela primeira vez, aos Óscares com a nomeação de "Tanna" na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
  • "Kubo e as Duas Cordas", nomeado para Melhor Filme de Animação, é também o segundo filme nesta categoria a ser igualmente nomeado para o Óscar de Melhores Efeitos Visuais. O primeiro foi "O Estranho Mundo de Jack", em 1993.
  • "La La Land - Melodia de Amor" é o primeiro musical, com história e música originais, a ser nomeado para Melhor Filme desde "All That Jazz - O Espetáculo Vai Começar" (1979), e o segundo desde "Paixão de Marinheiro" (1945).
  • Joi McMillon, que editou Moonlight juntamente com Nat Sanders, é a primeira mulher afro-americana a ser nomeada na categoria de Melhor Edição.
  • Ai-Ling Lee e Mildred Iatrou Morgan são a primeira equipa feminina a ser nomeada para um Óscar de Melhor Edição de Som, pelo seu trabalho em "La La Land - Melodia de Amor".
  • O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, já fez saber que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não deverá assistir à cerimónia.

A cerimónia dos Óscares realiza-se na madrugada de domingo para segunda. Pelo terceiro ano consecutivo, a partir da meia-noite poderá acompanhar tudo na SIC e na SIC Caras.

O SAPO24 quer testar os seus conhecimentos no que à 7.ª arte diz respeito. Veja se sabe tudo sobre os Óscares.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.